Haus

Marcenaria descomplicada: workshop para mulheres tem grande procura em Curitiba

HAUS
18/06/2017 15:55
Thumbnail

Fotos: André Filho/Gazeta do Povo

Marcenaria na prática para mulheres. Essa é a ideia do workshop que vem sendo ministrado com sucesso por Nathan McCartney e Leomar Rodrigues na Oficina de Fine Arts, no Alto da Glória, que também funciona como coworking para profissionais que trabalham com a madeira. A dupla já oferecia oficinas de grafite e até marcenaria voltada para crianças, mas Nathan conta que era possível perceber o interesse do público feminino pela atividade. “Coloquei o evento no Facebook e deu certo”.
O feriado prolongado foi a segunda vez que Nathan e Leomar estão oferecendo o workshop. “Na primeira rodada tivemos dois dias, que se esgotaram rapidamente. Dessa vez foram quatro datas e aconteceu a mesma coisa, todas fechadas, com cerca de 40 mulheres participando”. O curso realiza uma introdução à atividade, apresentando ferramentas e materiais, fornecidos através de uma parceria com a empresa Belfix Ferramentas, para depois as participantes construírem sua própria caixa de ferramentas.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Além de descomplicar a marcenaria, a oficina desmistifica a atividade que é tradicionalmente masculina. Thais Fernandes, designer da marca curitibana de objetos de decoração Studio Creme, queria entrar em contato com um lado mais manual da produção de objetos e mobiliário: “na faculdade e no trabalho é tudo feito a laser ou com maquinário, e queremos fazer algo com a madeira bruta na Studio Creme”, conta.
A participante Fernanda Silveira, psicóloga, disse que o contato mais próximo com a atividade foi montar, desmontar ou pintar móveis comprados, e que estava ali para conhecer o processo: “é uma parte mais concreta, que não tenho na minha profissão. É saber que eu consigo construir alguma coisa”, confessa rindo.
A engenheira civil Simone Crepaldi e a psicóloga Fernanda Silveira são vizinhas e souberam do workshop pelo Facebook.
A engenheira civil Simone Crepaldi e a psicóloga Fernanda Silveira são vizinhas e souberam do workshop pelo Facebook.
Simone Crepaldi, vizinha de Fernanda e engenheira civil, soube do workshop pelo Facebook e foi participar. “É perto de casa e acho interessante aprender sobre marcenaria e técnicas novas”, diz. A engenheira conta que sempre teve interesse pela área, mas que não havia se aventurado até agora: “quero fazer um rack para casa”. A participante Mariana Ando, estudante, também tem planos para depois do workshop: quer fazer uma cabeceira para sua cama.
As próximas datas do curso já estão marcadas para julho: a oficina fará parte do festival Subtropikal, que acontece entre os dias 15 e 22 de julho em diversos locais de Curitiba. Mais informações podem ser encontradas na página do Facebook da Oficina de Fine Arts.
As participantes colaboram uma com as outras durante a confeccção da caixa de ferramentas.
As participantes colaboram uma com as outras durante a confeccção da caixa de ferramentas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!