Haus

Casa Bau mistura escritório de trabalho e loja de decoração

Flávia Schiochet
03/04/2016 14:08
Thumbnail

Muitas peças foram desenhadas pelas arquitetas com reaproveitamento de madeira. | Gazeta do Povo

As arquitetas Patrícia Porto e Michele Freitas inauguram nesta segunda-feira (4) a Casa Bau, um novo espaço para o escritório da dupla e onde também funcionará uma loja de móveis, objetos de decoração e um brechó de roupas.
A ideia é juntar em um único espaço peças garimpadas pela cidade e pelo mundo e firmar parcerias com marcas e profissionais que valorizem produtos feitos à mão e que sejam produzidos localmente. Muitos dos móveis à venda na casa são desenho das arquitetas e produzidos na região de Curitiba reaproveitando madeira.
“Queríamos um espaço que pudesse ser dinâmico, para trabalharmos com eventos, bazares e oficinas, mas também ter como reunir pessoas de diferentes interesses no dia a dia”, explica Michele. Para isto, uma casa era fundamental. Elas estavam procurando imóveis no centro da cidade para mudarem tanto sua residência quanto o negócio para o mesmo endereço e encontraram o casarão da Alameda Cabral, datada da década de 1970, bem próximo ao Largo da Ordem.
No local, há bancos, mesinhas de centro e luminárias feitas a partir de reaproveitamento em madeira.
No local, há bancos, mesinhas de centro e luminárias feitas a partir de reaproveitamento em madeira.
A mudança na vida das sócias foi radical. O escritório, que antes funcionava em uma sala comercial, passou para um casarão antigo no centro da cidade, com piso de taco e detalhes na rosácea e moldura do teto de gesso, entrada com petit pavé e estátua em frente. “Não conseguimos definir o estilo desse novo espaço. Gostamos muito do BoHo e do nórdico, mas as peças que estão à venda aqui podem combinar com outros estilos. É isto que um arquiteto faz”, comenta Patrícia.
No local, há bancos, mesinhas de centro e luminárias feitas a partir de reaproveitamento em madeira. Uma parte das roupas à venda no brechó eram das próprias arquitetas.
Uma parte das roupas à venda no brechó eram das próprias arquitetas.
Uma parte das roupas à venda no brechó eram das próprias arquitetas.
Colegas de faculdade que viraram sócias, Patrícia e Michele trabalham juntas há quatro anos e estavam amadurecendo a ideia de juntar outras atividades ao escritório de arquitetura desde o ano passado. Foi em uma viagem a Nova York em novembro de 2015 que deu coragem para colocar em prática o quanto antes. “Pudemos conhecer tantos empreendimentos com produtos e atividades diversificadas no Brooklyn. Isto nos animou bastante”, conta Patrícia.
Onde fica
Casa Bau. Alameda Cabral, 724, São Francisco – (41) 3206-3720. Abre de segunda a sexta das 11 às 20h e aos sábado das 11h às 14h. Aceita cartões de crédito e débito e dinheiro.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!