Sustentabilidade

Conheça o tijolo feito com bituca de cigarro

HAUS
27/06/2016 18:21
Thumbnail

Pesquisadores australianos, da RMIT University, desenvolveram um tijolo feito com bituca de cigarro. Foto: RMIT University / Divulgação

Todos os anos trilhões de cigarros são queimados e suas bitucas poluem cidades no mundo inteiro. Atentos a esse problema, pesquisadores do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT University) desenvolveram uma técnica para fazer tijolos a partir deste lixo.
Pesquisadores desenvolveram tijolo feito com bituca de cigarro.<br>Foto: RMIT University / Divulgação
Pesquisadores desenvolveram tijolo feito com bituca de cigarro.<br>Foto: RMIT University / Divulgação
Liderada por Abbas Mohajerani, a equipe concluiu que incluir um porcento de uma massa vinda do que sobra dos cigarros na argila do tijolo poderia equilibrar a poluição e, ao mesmo tempo, dar origem a tijolos mais leves e eficientes.

LEIA MAIS

O lixo do cigarro é um dos principais problemas ambientais do mundo. Metais como arsênio, cromo, níquel e cádmio são liberados no solo e rios quando não se tem uma gestão correta do material.
De acordo com Mohajerani, “cerca de 6 trilhões de cigarros são produzidos todos os anos, gerando 1,2 milhões de toneladas de bitucas de cigarro.” Uma projeção feita pelos pesquisadores, apontou que o número deve aumentar em mais de 50% até 2025.
Abbas Mohajerani liderou grupo que desenvolveu tijolo feito com bitucas de cigarro.<br>Foto: RMIT University / Divulgação
Abbas Mohajerani liderou grupo que desenvolveu tijolo feito com bitucas de cigarro.<br>Foto: RMIT University / Divulgação

Produtos mais eficientes

Os benefícios ambientais ficaram evidentes, mas os pesquisadores perceberam que havia uma ganho na performance dos tijolos. O consumo de energia necessário para o processo de queima era reduzido em até 58%.
Os tijolos prontos mantém as mesmas propriedades estruturais dos tijolos normais, mas são mais leves e têm melhores características de isolamento. “O processo de queima mantém os poluentes dentro dos tijolos, impedindo que se espalhem pelo meio ambiente”, garante Mohajerani.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!