Sustentabilidade

Usina de energia solar em Israel terá torre de 250 metros de altura

HAUS
08/09/2017 19:00
Thumbnail

Foto: Divulgação.

A torre mais alta de um projeto de usina de energia solar do mundo, com 250 metros de altura, tamanho de um prédio de 50 andares, está sendo construída no deserto de Negev, ao sul de Israel. Trata-se de parte da usina solar de Ashalim, que deve ser inaugurada no começo de 2018, e terá uma capacidade de geração de 121 megawatts de energia, suficiente para fornecer eletricidade a 125 mil casas.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Para gerar tanta energia elétrica, a usina terá um mecanismo de funcionamento semelhante ao de usinas de gás ou carvão, utilizando vapor para movimentar turbinas. No entanto, ao invés de gerar o vapor com a queima de combustíveis fósseis, a planta vai fazer isso aquecendo água através do calor do sol. E isso vai acontecer com um gigantesco sistema de espelhos, que poderá ser controlado à distância 24 horas por dia por engenheiros.
Os mais de 50 mil espelhos, chamados de heliostatos, estão espalhados por uma superfície com cerca de 3 km². Cada um deles terá um comando individual por controle remoto, e terá de ser movido todos os dias para evitar o acúmulo de areia do deserto, que poderia reduzir sua eficiência.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
A usina de Ashalim será uma das maiores do mundo em geração entre as que utilizam energia solar. Apenas dez outras, como a de Ivanpah, nos Estados Unidos, são capazes de produzir mais que 121 megawatts de energia. O equipamento é parte dos esforços do governo de Israel para tornar a matriz energética do país mais limpa. Atualmente, apenas 2,5% da energia elétrica do país vem de fontes renováveis; a meta é elevar o percentual a 10% até 2020.
Responsável pela construção da usina em conjunto com a General Electric pela joint venture Megalim, a BrightSource Energy tem outros projetos semelhantes ao redor do mundo, como a de Delingha, na China, e a própria Ivanpah, no estado americano da Califórnia.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!