Cientistas anunciam concreto flexível mais resistente e durável

HAUS
30/08/2016 17:52
Thumbnail

Um dos criadores do concreto flexível, Yang En-Hua, mostra a recente invenção. Fotos: NTU/Divulgação

Engenheiros da Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura, anunciaram a criação de um concreto flexível que é duas vezes mais resistente e durável que o convencional. Batizado de ConFlexPave, o material ganhou nova característica pela adição de polímeros à mistura do concreto.
A inovação pode ser utilizada em diversas frentes, principalmente na construção de rodovias. De acordo com seus criadores, o material exige menos manutenção e aumenta a velocidade de instalação do concreto pela metade.
De acordo com Yang En-Hua, que liderou o estudo do concreto flexível, a ideia surgiu de pesquisas sobre como os componentes do concreto interagiam em uma escala microscópica.
“Conhecendo o material em detalhes, pudemos deliberadamente selecionar e construir os componentes que entrariam nessa mistura, de maneira a permitir usos mais flexíveis”, explica Yang.
Com a adição dos polímeros, a tensão é distribuída sobre a superfície de modo menos concentrado, o que possibilitou um concreto duro como metal e duas vezes mais forte que os convencionais.
A intenção dos pesquisadores é, nos próximos três anos, testar o material em áreas públicas e expor o novo concreto ao tráfego das estradas.

LEIA TAMBÉM

Metrô de Londres inspira coleção de mobiliário

Puro luxo! Um mundo exclusivo e criativo para morar em alto estilo

Primeiro prédio em madeira do Brasil é construído na região de Curitiba

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!