Eletrodoméstico permite cultivo de horta dentro de casa

Sharon Abdalla
27/03/2017 17:44
Thumbnail
Você sempre quis ter uma horta mas não tem espaço em casa? Ou até tem onde plantar as sementes, mas não leva jeito com plantas? O Plantário tem a solução. Desenvolvido por três engenheiros mecânicos gaúchos, o eletrodoméstico é destinado ao cultivo de plantas e alimentos dentro de casa, trazendo praticidade para quem busca uma alimentação orgânica e saudável.
Com um design que lembra um frigobar ou uma mini adega, o equipamento funciona como uma espécie de estufa, garantindo todas as condições de que as plantas precisam para se desenvolver.
“Ele faz o cultivo de forma automática, pois conta com um sistema de iluminação LED, que recria a luz do sol, e de ventilação, renovando o ar interno e mantendo o ambiente fresco”, explica Bernardo Mattioda, um dos desenvolvedores do Plantário, juntamente com os engenheiros Thomas Kollmann e George Haeffner
O equipamento ainda mantém a nutrição e a irrigação do sistema, fazendo com que o morador não precise ter conhecimento ou dedicar tempo para o cultivo.
Mattioda lembra ainda que, por envolver um processo automatizado, as plantas chegam a se desenvolver até duas vezes mais rápido do que em um ambiente convencional, uma vez que estão protegidas dos ventos e chuvas excessivas, por exemplo. Podem ser cultivados no Plantário de temperos e legumes a hortaliças.

Instalação

De acordo com os desenvolvedores, o Plantário foi projetado para ser parte integrante da casa, harmonizando com a decoração dos ambientes. Para a instalação, é necessário apenas um ponto de energia. A disponibilidade de um ponto d’água é opcional, pois o equipamento conta com um reservatório que pode ser preenchido manualmente a cada 15 dias, em média.
O eletrodoméstico é comercializado nas versões padrão (69cm x 45cm x 49cm) e Mini (58cm x 30cm x 35cm) e pode, inclusive, ser embutido em mobiliários. A primeira delas comporta nove vasos (de 11 cm de diâmetro) e está disponível em nove opções de cores, que vão do branco ao amarelo mostarda. O Plantário Mini acomoda quatro vasos e é vendido na cor branca.
As vendas são realizadas diretamente pelo site ou em lojas especializadas, como a Cezimar, em Curitiba. Os valores partem de R$ 1.099,00 (Mini) e R$ 2.490,00 (padrão). Ao adquirir o equipamento, o cliente recebe um kit com substrato orgânico, sementes, pá e dosador para germinação.
“Além da experiência do cultivo, o Plantário permite o controle sobre a procedência e a qualidade do que se está comendo, além de garantir o melhor manejo dos recursos naturais, uma vez que ele consome menos água [do que o cultivo tradicional], por exemplo”, resume Mattioda.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!