Primeiras cidades flutuantes do mundo prometem nos livrar dos políticos

Luan Galani
16/02/2018 09:30
Thumbnail

Imagens: The Seasteading Institute/Divulgação

Não é mais tema de ficção. Cidades que flutuam no oceano, como entidades autônomas e sustentáveis, já são jurídica e tecnologicamente uma realidade. Até 2020 a primeira ilha-cidade do globo deve ficar totalmente pronta no mar da Polinésia Francesa, como uma zona econômica especial com criação sustentável de peixes, parques eólicos oceânicos e outras inovações que ainda serão apresentadas ao mundo. Outras seis cidades estão em planejamento. A localização ainda não foi divulgada.
Encabeçada pela organização norte-americana sem fins lucrativos The Seasteading Institute, que recebe doações polpudas de bilionários como Peter Thiel, cofundador do PayPal, uma rede mundial de empresas, pesquisadores, arquitetos e entusiastas das comunidades permanentes que flutuam no mar foi criada.
O porta-voz do grupo é o escritor de sucesso Joe Quirk, conhecido popularmente como o ‘Evangelista do Mar’ e por suas obras de ficção científica. Ele vê as cidades flutuantes como uma nova chance de criar sociedades melhores: “salvar o meio ambiente, curar doenças, alimentar o mundo e tirar milhares da situação de pobreza”. Recentemente ele esteve em São Paulo para o Fórum Liberdade e Democracia do Instituto de Formação de Líderes, quando conversou com a reportagem.
Por que construir cidades flutuantes?
Elas ajudam a solucionar dois dos maiores problemas do mundo: a mudança no nível do mar e a falta de inovação na governança. Governos são a única tecnologia que não progride rápida e pacificamente. Nós vamos começar no Oceano Pacífico, na Polinésia Francesa, em cooperação com o governo local, com plataformas individuais para famílias inteiras, o que facilita se juntar a uma cidade flutuante quando a família quiser, bem como se desacoplar e procurar outra comunidade. Esse tipo de liberdade vai fazer as cidades competirem entre si pelos habitantes. O que só vai aumentar a qualidade dessas cidades e a relação entre governo e governado. A ideia é que cada casa represente um voto e que caso não concorde com seu governante eleito ele possa acoplar sua casa a outros módulos. Vamos começar pequenos. Com uma quantidade limitada de ilhas sustentáveis para 250 pessoas.
O que te levou a se dedicar para a causa?
Todo mundo tem uma paixão. Minha esposa se preocupa com a situação dos elefantes. E eu com a falta de inovação dos governos. Qualquer humanitário que compreenda a evolução deveria apoiar as cidades flutuantes. Porque governos flutuantes só poderão se formar se as pessoas optarem por se ligar umas às outras.
Mas qual a diferença entre essas cidades flutuantes em construção e as cidades flutuantes que já existem na Holanda, por exemplo?
Os engenheiros aquáticos que estão desenhando nossas cidades são da Holanda, da Delta Sink. A tecnologia é a mesma, mas em uma escala maior. A diferença é que vamos experimentar mais. Por exemplo: o biólogo Neil Sims está conseguindo transformar o gás carbônico em sashimi. O agrônomo marinho Ricardo Radulovich planeja alimentar diversas pessoas com algas marinhas. Dependendo do preparo, ela fica até com gosto de bacon. A empresária do ramo da biotecnologia Lissa Morganthaler-Jones planeja substituir o petróleo pelas substâncias produzidas pelas cianobactérias.
E por que vocês decidiram começar pela Polinésia Francesa?
O presidente nos convidou para iniciar o projeto lá. E o local é ideal para testar a ideia, pois tem águas calmas.
Você fala em nos libertar dos políticos. Pode explicar melhor como isso aconteceria e o que isso significa?
Os governantes não se sustentariam mais sendo ditadores, por exemplo. Porque as pessoas poderão de fato escolher. Se algum líder não está atendendo às expectativas, é só você ir para outro lugar. O que vai redefinir a forma de governar. Políticos, da forma que existem hoje, não existirão mais no futuro.
O projeto tem despertado críticas severas, principalmente com relação ao impacto sobre o meio ambiente. O que você tem a dizer?
O projeto está sendo criado para ter um baixo impacto. Todo o material utilizado será reciclado. Vamos usar madeira, bambu e fibras de coco. A água será reciclada. Nada será jogado ao mar. Vamos ter criação de peixes e algas. Estamos testando diversas soluções e tecnologias de entusiastas do mundo todo para criar um mundo melhor.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!