Superfície em Corian carrega celulares sem precisar de cabos

Felipe Martins*
01/12/2016 11:52
Thumbnail

A superfície lisa do Corian apresenta flexibilidade por não ter oscilações em juntas, além de permitir indução eletromagnética (Divulgação/Studio Guilherme Torres)

Tomadas, que nada. No projeto do arquiteto paranaense Guilherme Torres, apresentado na última Casa Cor SP, uma superfície feita em Corian (tipo de revestimento que mistura frangmentos de pedras e material sintético) carrega celulares e outros aparelhos eletrônicos. A tecnologia foi apresentada no projeto intitulado “The Next Supper 2026”, parceria da Todeschini com o Studio Guilherme Torres. O desenho propõe um futuro para a gastronomia repensando cozinha e espaços gourmet, com a utilização das superfícies em Corian para diversas funções.
Projeto assinado por Guilherme Torres aproveitou as propriedades do Corian para criar ambiente tecnológico (Divulgação/Studio Guilherme Torres)
Projeto assinado por Guilherme Torres aproveitou as propriedades do Corian para criar ambiente tecnológico (Divulgação/Studio Guilherme Torres)
No projeto, a superfície sólida serve para esconder armários, e em duas versões, apresentou pontos em que os aparelhos eletrônicos pudessem ser carregados. A tecnologia funciona por meio de indução eletromagnética – possível pelas propriedades do Corian. O material é feito por 1/3 de resina acrílica, e 2/3 de minerais, em que a maior parte é uma espécie de alumínio. Ao ser aliado a um condutor, permite que a energia passe pela superfície.
No projeto, mesa em aço inox substitui fogão, esquentando panelas por meio de cocção por indução (Divulgação/Studio Guilherme Torres)
No projeto, mesa em aço inox substitui fogão, esquentando panelas por meio de cocção por indução (Divulgação/Studio Guilherme Torres)
O sistema de carregamento de aparelhos eletrônicos depende de um anel adaptador. Ao posicionar o objeto, celulares e tablets são carregados como se estivessem conectados à tomada, mas sem a necessidade de cabos. Além da possibilidade de funcionar como carregador, o material faz parte de uma série de tecnologias propostas para a cozinha do futuro – o site Concept Kitchen, em inglês, é repleto de vídeos e projetos. No Brasil, o Corian está disponível pelo braço nacional da empresa americana DuPont.
*especial para a Gazeta do Povo

Leia também:

Unir artesanato e tecnologia é o caminho para o design

16 ideias simples vão ajudar você a organizar a cozinha

O calor tá chegando! Comprar um ar condicionado portátil vale a pena?

Mudar o revestimento de piso ou paredes pode transformar o ambiente

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!