Prepare sua sala! Tevês do futuro poderão chegar a 170 polegadas

HAUS
22/06/2016 19:45
Thumbnail

Em um futuro próximo, televisores poderão chegar a 170 polegadas. Foto: Samsung / Divulgação

Logo que apareceram, as tevês de tela plana rapidamente conquistaram os consumidores e passaram a substituir as pesadas televisões com tubo de imagem. Em pouco tempo, o tamanho dos aparelhos foi crescendo exponencialmente e deixando quem tem uma sala pequena, e vontade para comprar uma tela enorme, em dúvida sobre qual a distância ideal entre o sofá e a tevê para garantir o conforto no espaço e a qualidade da imagem.
Mas os itens tecnológicos surpreendem e hoje já é possível ter um espaço pequeno com o que há de mais inovador no mercado sem perder qualidade de imagem. Isso por conta da resolução das telas. Quanto maior a resolução, menor distância mínima para garantir uma boa qualidade de imagem. É o que garante Erico Traldi, Gerente Sênior das divisões de TV e Áudio e Vídeo da Samsung Brasil.
Televisores com tecnologia 4K podem ficar mais próximos dos usuários sem perda de qualidade na imagem.<br>Foto: Samsung / Divulgação
Televisores com tecnologia 4K podem ficar mais próximos dos usuários sem perda de qualidade na imagem.<br>Foto: Samsung / Divulgação
De acordo com ele, o desejo das pessoas é ter um verdadeiro cinema em casa. Nesta perspectiva surgiram as tevês com tecnologia Ultra HD 4k, no mercado brasileiro desde 2013, mas mais “populares” a partir do ano passado.
Para dar um exemplo da diferença, Traldi exemplifica que um aparelho com essa tecnologia e de 55 polegadas pode estar em uma sala onde a distância entre o sofá e a tela seja de 2 metros. Enquanto isso, para que não haja perda na qualidade de imagem, esse mesmo ambiente comporta no máximo uma tevê com tecnologia Full HD de 48 polegadas.
Isso acontece porque as tevês Ultra HD 4k têm quatro vezes mais pixels (pontos de formação da imagem) do que uma TV Full HD – são 8 milhões de pixels, ao todo. Assim, quem assiste pode ficar perto da tela sem notar perda de qualidade de imagem ou sentir cansaço visual.
Futuro
“O próximo passo no mercado de tevês é a tecnologia de Pontos Quânticos. Ela garante cores e contraste muito mais fiéis às imagens reais, além de brilho até 2,5 vezes mais intenso do que o de tevês comuns, tornando-as compatíveis com conteúdos em 4K HDR – um padrão adotado por grandes estúdios de cinema na gravação de filmes”, garante o especialista.
Quanto aos tamanhos, serão mais comuns no mercado, nos próximos anos, tevês com mais de 100 polegadas, podendo chegar a até 170 polegadas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!