Urbanismo

China inaugura trem suspenso com trilho na parte de cima do vagão

Infomoney
08/08/2017 19:39
Thumbnail

Linha ferroviária suspensa na China funciona a 10 metros do chão e atinge até 70 km/h. Foto: Reprodução

Uma linha ferroviária suspensa vem chamando atenção na China. Trata-se da linha mais rápida do país implementada em Qingdao, na província de Shandong. O Skytrain, um monotrilho, ainda está em fase de testes, mas já mostra um bom potencial, segundo o site do Conselho Estadual da China.
O Skytrain se move com o trilho na parte de cima do vagão, como se estivesse pendurado. Além disso, é quase três vezes mais rápido do que os trens regulares térreos. Projetado para ter uma velocidade máxima de 70 km/h, de 5 a 10 metros do chão, um volume de tráfego médio e um sistema de transporte de baixo custo, espera-se que o trem tenha um enorme potencial de mercado. A linha passa em áreas turísticas, regiões montanhosas e urbanas.
Produzido pela CRRC Qingdao Sifang, o “aerotrem” poderá transportar até 510 passageiros e terá de três a cinco vagões. “Este monotrilho usa a mais recente tecnologia de motor magnético, o que permite ter vantagens como maior potência, menor volume físico, menor ruído e peso mais leve, com eficiência operacional melhor”, afirma Liu Yuwen, diretor técnico do projeto.
Essa nova linha férrea suspensa é a segunda do tipo em Qingdao. A primeira, localizada em Chengdu, foi implementada ano passado e é sustentada por baterias de lítio. Atualmente já funciona e os trens chegam à velocidade máxima de 60 km/h.

Veja detalhes do Skytrain chinês

Segundo o site, redes ferroviárias suspensas podem ser mais baratas para construir e manter, do que as térreas e podem ser montadas rapidamente. A China é o terceiro país do mundo a ter desenvolvido esse tipo de tecnologia, depois da Alemanha e do Japão.
Um dos primeiros sistemas da linha ferroviária suspensa foi construído na cidade alemã de Wuppertal, foi inaugurado em 1901 e ainda está em operação hoje.
Modelo alemão de trem suspenso criado no começo do século 20.<br>Foto: Reprodução
Modelo alemão de trem suspenso criado no começo do século 20.<br>Foto: Reprodução

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!