Urbanismo

“Colmeia” gigante pode virar casa para moradores de rua em Nova York

Stephanie D'Ornelas*
22/11/2017 19:00
Thumbnail

Projeto propõe a criação de mosaicos urbanos em paredes sem uso. Fotos: Reprodução

A agência de publicidade Framlab, fundada pelo designer norueguês Andreas Tjeldflaat, desenvolveu um projeto que propõe uma solução para a crescente população sem-teto de Nova York. Trata-se de uma estrutura parecida com uma colmeia instalada na parede lateral de um prédio que, à primeira vista, parece uma obra de arte urbana. Dentro dos módulos hexagonais tridimensionais, porém, encontram-se pequenas unidades habitacionais.
Módulos podem ser impressos em 3D a partir de bioplásticos reciclados.
Módulos podem ser impressos em 3D a partir de bioplásticos reciclados.
Os módulos podem ser adaptados às necessidades e desejos do residente. O espaço diminuto pode receber móveis e equipamentos tecnológicos especialmente criados para a perfeita integração ao local, garantindo o conforto e segurança do morador. As unidades podem abrigar diferentes tipos de cômodos, como um quarto com área de estudo, quarto loft ou banheiro.
O número de pessoas sem-teto em Nova York subiu 39% em um ano.
O número de pessoas sem-teto em Nova York subiu 39% em um ano.
O projeto permitiria a criação de comunidades de habitação que poderiam ser realocadas e expandidas com rapidez e facilidade nas paredes cegas de edifícios. Os módulos propostos pela Framlab, que tem sede em Nova York e Oslo, são impressos com tecnologia 3D a partir de bioplásticos reciclados, oferecendo uma montagem ecológica e econômica.
Módulos podem ser adaptados para diferentes funções.
Módulos podem ser adaptados para diferentes funções.
“Enquanto o exterior é revestido por alumínio oxidado, o interior oferece um ambiente agradável e amigável”, informa o estúdio. Os designers responsáveis pelo projeto admitem que a proposta não seria capaz de resolver sozinha a crise da população sem-teto. “A enorme extensão e complexidade da situação requer trabalho em um nível de regulamentação e elaboração de políticas. Mas é fundamental que a comunidade de design seja parte do processo”.
Durante a noite, fachada pode servir como tela para exibição de anúncios.
Durante a noite, fachada pode servir como tela para exibição de anúncios.
De acordo com a agência de publicidade, uma parede de 15 por 21 metros poderia hospedar até 95 unidades hexagonais. Durante a noite, o mosaico urbano ainda poderia servir como uma tela para a apresentação de arte digital, informações públicas ou publicidade.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!