• Patrocínio

    Vale do Pinhão Prefeitura de Curitiba
PUBLICIDADE

Curitiba irá sediar a 1ª edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo

A 1ª edição brasileira do Smart City Expo será realizada em Curitiba entre 28 de fevereiro e 1 de março de 2018

Foto: Daniel Castelano/Arquivo/Gazeta do PovoFoto: Daniel Castelano/Arquivo/Gazeta do Povo

por Stephanie D'Ornelas*

10/10/2017

Entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2018, Curitiba irá sediar a primeira edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress (SCE), que é realizado anualmente em Barcelona desde 2012.

O lançamento oficial de apresentação da feira foi realizado nesta terça-feira (10), com palestra de Victor Moreno, project manager da FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha, que une especialistas do mundo todo para discutir o modelo de cidades inteligentes e divulgar iniciativas inovadoras. O congresso deste ano, em Barcelona, está marcado para os dias 14 a 16 de novembro.

Evento de lançamento do Smart City Expo 2018 Curitiba. Na foto, Victor Moreno, project manager da FIRA Barcelona. Foto: Pedro Ribas/SMCS/Divulgação

Evento de lançamento do Smart City Expo Curitiba 2018. Na foto, Victor Moreno, project manager da FIRA Barcelona. Foto: Pedro Ribas/SMCS/Divulgação

Moreno afirma que a capital paranaense foi escolhida como sede da edição brasileira por sua larga tradição de urbanismo para pessoas, manutenção de espaços públicos verdes e pelo projeto de transporte público que é referência mundial. Em sua apresentação, expôs ainda quais serão as temáticas centrais do congresso de 2018: tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro.

Curitiba em foco

Em maio deste ano, Curitiba recebeu outro evento do gênero, o Smart City Business America, organizado pelo instituto homônimo, com foco na geração de negócios na América Latina. O Smart City Expo Curitiba 2018, por sua vez, terá a inovação como destaque.

André Telles, diretor de marketing da empresa paranaense iCities, acredita que a cidade é um polo de discussão no país por ter um “DNA de inovação”. “Curitiba se destaca desde a década de 1970 devido às questões urbanística, de meio-ambiente e à cultura da separação do lixo”, avalia.

Edição brasileira

O Smart City Expo Curitiba 2018 traz como mote a inovação como motor de desenvolvimento econômico. O evento, que será realizado na Expo Renault Barigui, contará com área de exposição, congresso e presença dos maiores players mundiais do setor. A programação irá incluir uma série de cases de cidades que aplicaram o conceito de smart cities e renomados palestrantes internacionais.

Edição da SCE em Barcelona no ano passado recebeu mais de 16 mil visitantes de 126 países. Foto: Reprodução/Facebook

Edição do SCE em Barcelona recebeu mais de 16 mil visitantes de 126 países no ano passado. Foto: Reprodução/Facebook

A edição brasileira é capitaneada pela iCities e tem o apoio do WTC Business Club e da prefeitura de Curitiba. Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, acredita que os objetivos do Vale do Pinhão, projeto da prefeitura que visa fomentar o sistema de inovação da capital paranaense, vão de encontro à iniciativa do  Smart City Expo Curitiba. Além disso, defende que trazer a feira internacional para solo curitibano trará diversos benefícios à cidade.

“Todas as cidades que receberam esse evento sofreram um impacto muito grande no desenvolvimento, com a visita de empresas que são referência tanto na área de tecnologia quanto na de smart cities. Isso atrai muitos investimentos”, afirma. O Smart City Expo já foi realizado em cidades como Quioto (Japão), Istambul (Turquia), Montreal (Canadá), Casablanca (Marrocos), Puebla (México) e Buenos Aires (Argentina).

*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA MAIS

PUBLICIDADE