Urbanismo

Curitiba irá sediar a 1ª edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo

Stephanie D'Ornelas*
10/10/2017 20:47
Thumbnail

Foto: Daniel Castelano/Arquivo/Gazeta do Povo | GAZETA

Entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2018, Curitiba irá sediar a primeira edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress (SCE), que é realizado anualmente em Barcelona desde 2012.
O lançamento oficial de apresentação da feira foi realizado nesta terça-feira (10), com palestra de Victor Moreno, project manager da FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha, que une especialistas do mundo todo para discutir o modelo de cidades inteligentes e divulgar iniciativas inovadoras. O congresso deste ano, em Barcelona, está marcado para os dias 14 a 16 de novembro.
Smart City Expo Curitiba acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Foto: Dvulgação
Smart City Expo Curitiba acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Foto: Dvulgação
Moreno afirma que a capital paranaense foi escolhida como sede da edição brasileira por sua larga tradição de urbanismo para pessoas, manutenção de espaços públicos verdes e pelo projeto de transporte público que é referência mundial. Em sua apresentação, expôs ainda quais serão as temáticas centrais do congresso de 2018: tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro.

Curitiba em foco

Em maio deste ano, Curitiba recebeu outro evento do gênero, o Smart City Business America, organizado pelo instituto homônimo, com foco na geração de negócios na América Latina. O Smart City Expo Curitiba 2018, por sua vez, terá a inovação como destaque.
André Telles, diretor de marketing da empresa paranaense iCities, acredita que a cidade é um polo de discussão no país por ter um “DNA de inovação”. “Curitiba se destaca desde a década de 1970 devido às questões urbanística, de meio-ambiente e à cultura da separação do lixo”, avalia.

Edição brasileira

O Smart City Expo Curitiba 2018 traz como mote a inovação como motor de desenvolvimento econômico. O evento, que será realizado na Expo Renault Barigui, contará com área de exposição, congresso e presença dos maiores players mundiais do setor. A programação irá incluir uma série de cases de cidades que aplicaram o conceito de smart cities e renomados palestrantes internacionais.
Edição da SCE em Barcelona no ano passado recebeu mais de 16 mil visitantes de 126 países. Foto: Reprodução/Facebook
Edição da SCE em Barcelona no ano passado recebeu mais de 16 mil visitantes de 126 países. Foto: Reprodução/Facebook
A edição brasileira é capitaneada pela iCities e tem o apoio do WTC Business Club e da prefeitura de Curitiba. Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, acredita que os objetivos do Vale do Pinhão, projeto da prefeitura que visa fomentar o sistema de inovação da capital paranaense, vão de encontro à iniciativa do  Smart City Expo Curitiba. Além disso, defende que trazer a feira internacional para solo curitibano trará diversos benefícios à cidade.
“Todas as cidades que receberam esse evento sofreram um impacto muito grande no desenvolvimento, com a visita de empresas que são referência tanto na área de tecnologia quanto na de smart cities. Isso atrai muitos investimentos”, afirma. O Smart City Expo já foi realizado em cidades como Quioto (Japão), Istambul (Turquia), Montreal (Canadá), Casablanca (Marrocos), Puebla (México) e Buenos Aires (Argentina).
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!