Urbanismo

Doria quer acabar com mosaicos portugueses nos calçadões de São Paulo

Stephanie D'Ornelas*
20/11/2017 18:07
Thumbnail

A região central da cidade conta com 11,5 mil metros quadrados de calçadão com o mosaico português. Foto: Diego Torres Silvestre/Reprodução/Flickr

Os tradicionais calçadões de pedras portuguesas podem desaparecer do centro de São Paulo. A prefeitura da cidade quer substituí-las por concreto a partir de janeiro para diminuir os gastos de manutenção e melhorar a acessibilidade. O projeto ainda tem que ser aprovado pelos conselhos de preservação do patrimônio municipal e estadual.
De acordo com levantamento da Prefeitura de São Paulo, o cuidado com o piso se tornaria seis vezes mais barato com a mudança. O prefeito João Doria afirma que a prefeitura não teria gastos na primeira etapa da troca do mosaico português, que seria bancada pela iniciativa privada.
“A contrapartida é a melhora na qualidade do piso para as empresas, principalmente para os bancos e a própria Bolsa [de Valores]. Portanto, não há contrapartida especial a não ser a melhoria da condição de acessibilidade”, disse Doria nesta sexta (17).
A prefeitura informou que o projeto será dividido em três etapas, sendo a primeira prevista para iniciar em 2 de janeiro e terminar no dia 25 do mesmo mês.  A estimativa é que as obras custem R$ 30 milhões.

Discussão antiga

O debate sobre as pedras dos calçadões de São Paulo surgiu junto a sua inauguração, em 1976. Na época, comerciantes criticaram a iniciativa, dizendo que os clientes iriam migrar de suas lojas para os novos shoppings da capital. Em 2008, pedras da Avenida Paulista foram trocadas por placas de concreto moldado, preservando a calçada em frente a prédios tombados.
Calçadas de petit-pavé também são alvo de polêmicas em Curitiba. Em 2006, uma liminar proibiu a aplicação do pavimento na reforma das calçadas da Avenida Marechal Deodoro. O Ministério Público defendeu que a pedra era inapropriada por ser deslizante e dificultar o acesso de portadores de deficiências e de pessoas com dificuldades de locomoção.
*Especial para a Gazeta do Povo com Folhapress

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!