Urbanismo

Parte fatiada da Praça do Japão vai virar largo com escultura de 15 metros

Luan Galani
22/02/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

A “orelha” da Praça do Japão, que até o final de março vai receber um retorno para os ônibus do novo ligeirão Norte-Sul, vai virar Largo Tomie Ohtake com estátua de 15 metros de autoria da artista plástica japonesa radicada no Brasil. Depois, quando a sequência das obras for finalizada, o largo será reincorporado à praça.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira (20) pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em sua conta oficial do Instagram, depois de uma reunião com o arquiteto e designer Ricardo Ohtake, que preside o Instituto Tomie Ohtake e que é filho da artista. O instituto confirma as informações.
A estimativa é que o largo, junto com as obras da primeira fase da instalação do ligeirão, ficará pronto até o aniversário de Curitiba, que será no dia 29 de março. Ainda não se sabe qual será a escultura a ocupar o local nem o valor do projeto. A definição sobre qual obra irá compor o largo será do Instituto Tomie Ohtake.
De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o custo final do largo dependerá justamente do tipo da escultura, pois base, iluminação e outros elementos podem alterar o valor.
Novo Ligeirão Norte-Sul reduz tempo de trajeto pela metade e dá uso a obra não utilizada desde 2014. Na imagem vista aérea da Praça do Japão. Curitiba, 10/08/2017 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
Novo Ligeirão Norte-Sul reduz tempo de trajeto pela metade e dá uso a obra não utilizada desde 2014. Na imagem vista aérea da Praça do Japão. Curitiba, 10/08/2017 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
“Não haverá trauma algum para a Praça do Japão com o funcionamento da primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul”, afirmou Greca durante visita à praça acompanhado por Ricardo.
Será a segunda obra pública de Tomie a ser implantada em Curitiba. Outra escultura, com 11 metros de altura, está instalada no Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural. A obra foi criada especialmente para Curitiba em 1996 para celebrar o centenário de amizade Brasil-Japão.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!