Urbanismo

Maringá aposta em concursos de arquitetura para transformar a cidade

Aléxia Saraiva
18/01/2018 09:30
Thumbnail

Foto: reprodução/Cary Bertazzoni | CARY BERTAZZONI

A Prefeitura Municipal de Maringá anunciou que vai abrir um concurso nacional de arquitetura para definir o projeto de um novo conjunto habitacional de interesse social. Segundo a Prefeitura, o edital está em processo de elaboração. A previsão é de até o fim do primeiro semestre de 2018 o concurso seja realizado.
O conjunto habitacional deve ocupar uma área de 17 mil metros quadrados, segundo a Diretoria de Habitação da Secretaria de Planejamento do município. O projeto também deverá ter de 170 a 200 unidades habitacionais, que serão concedidas a famílias cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida.
Segundo a Secretaria de Planejamento, o Diretor de Habitação Marcio Lorin pretende, com esse projeto, revitalizar o espaço urbano. “A ideia é dinamizar e diluir o espaço público e privado fazendo com que as pessoas do entorno participem do local sem muros e grades”, explica.
Além disso, Lorin defende o modelo de concurso para casos como esse, em que o foco é na agilidade do processo. Para ele, abrir uma licitação seria menos vantajosa. “A preocupação [do concurso] está mais na qualidade do que no valor do projeto que é entregue no prazo e sem aumentos de custos e aditivos”, afirma ele.
A Prefeitura de Maringá também manifestou a intenção de realizar um concurso para a revitalização do Eixo Monumental, que abrange o trecho que vai do complexo esportivo da Vila Olímpica até a Praça da Catedral. O projeto visa requalificar o espaço público central, já que reúne vários dos prédios públicos da cidade.
O objetivo é estimular a preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico da área central da cidade, assim como as atividades socioculturais e econômicas por meio da implantação de equipamentos comerciais e de serviços.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!