Urbanismo

Praça Central de Guaratuba será reformada, mas já divide opiniões

Luan Galani
28/08/2017 22:40
Thumbnail

Imagem: Divulgação

A revitalização da Praça Coronel Alexandre Mafra, popularmente conhecida como Praça Central de Guaratuba, vai ficar a cargo de três escritórios de arquitetura catarinenses, como anunciou a prefeitura da cidade ao revelar os vencedores do concurso público nacional, que foi criado em junho. O certame foi organizado pela regional paranaense do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR) e conta com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR).
DCIM100MEDIADJI_0037.JPG
DCIM100MEDIADJI_0037.JPG
O anteprojeto vencedor apresentado pelos sete arquitetos e urbanistas do Desterro Arquitetos, Bloco B Arquitetura e Giz de terra paisagismo procurou valorizar os elementos históricos e naturais do entorno. “Por meio de traços marcantes e linhas simples, criamos espaços aconchegantes que possibilitam o convívio, com a manutenção de quase toda a vegetação original e com linhas que direcionam o olhar para a edificação histórica da igreja”, explica o arquiteto Arthur Eduardo Becker Lins, que também assina o anteprojeto.
Agora os arquitetos têm até o final do ano para apresentar o projeto final, que começará a ser executado logo após a temporada de verão, de acordo com a Prefeitura de Guaratuba. Ao todo serão investidos R$ 750 mil nas obras, com repasse do Ministério do Turismo.
Porém, nas redes sociais a nova ideia para a praça gerou polêmica entre os moradores da cidade por não prever  banheiro ou academia ao ar livre.
Os arquitetos que assinam o projeto lembram que os dois itens da controvérsia não foram requisitados pelo concurso, como consta no programa de necessidades da praça.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo e Habitação de Guaratuba, Fausto André da Mota, o concurso público aliado às duas audiências públicas consultando a população foi a forma mais democrática de pensarmos a revitalização da praça. “A unanimidade é difícil, mas os comerciantes do entorno e muitos guaratubanos aplaudiram o projeto escolhido pela comissão julgadora do concurso”, conta.
Nas respostas às críticas nas redes sociais, a prefeitura confirma que haverá área de recreação infantil, um dos requisitos do concurso.
Para o historiador e arquiteto Irã Taborda Dudeque, que leciona na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e que participou da comissão julgadora do concurso para a praça, os pedidos expostos nas redes sociais podem até ser atendidos em uma adaptação posterior do projeto, se os autores ou a prefeitura acharem necessário. “Mas o compromisso maior foi de atualizar questões da cidade, de aprimorar os espaços de permanência, de valorizar a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, um dos maiores patrimônios históricos do Paraná, que quase nunca é lembrada, e que hoje fica escondida “, explica.

Projeto com soluções contemporâneas

A proposta dos escritórios de Florianópolis, segundo a comissão julgadora, mantém a história da praça fundada por espanhóis e portugueses, ao mesmo tempo em que traz soluções contemporâneas e criativas, com equipamento urbano “dotado de formas puras e discretas que distinguem as soluções do momento presente em relação ao legado histórico”.
A linguagem é minimalista, valoriza a perspectiva dos bens tombados e naturais, e apresenta diversos equipamentos que podem dar fôlego novo à praça, como pergolados iluminados e até iluminação embutida no piso. “A iluminação pública é um elemento importante para a segurança e o conforto da população”, destacam os arquitetos envolvidos no projeto.
“A premissa de integração entre mar, cidade, praça e a Baía de Guaratuba, resulta em um desenho que prioriza o pedestre, a acessibilidade universal e restrição ao automóvel, estimulando o uso da bicicleta através de ciclofaixas e vias compartilhadas. Todo o entorno da praça está no nível do pedestre”, explicam os arquitetos catarinense no resumo do projeto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!