• Carregando...
Campanha da Dove gerou polêmica entre internautas | Reprodução
Campanha da Dove gerou polêmica entre internautas| Foto: Reprodução

Depois de ser acusada de racismo por uma campanha online lançada nos Estados Unidos, a Dove publicou um pedido público de desculpas e retirou a peça do ar nesta segunda-feira (9). No anúncio, em GIF, a Dove apresentava uma mulher negra tirando uma camiseta da cor de sua pele e revelava uma mulher branca em seguida. A peça fazia propaganda de um sabonete líquido da marca e poderia, segundo internautas, levar à interpretação que a pele negra seria “suja”.

A primeira pessoa a identificar o anúncio e acusá-lo de racista foi a influenciadora digital norte-americana e maquiadora Naythemua. Ela compartilhou o anúncio e criou um movimento de boicote nas redes sociais com as hashtags #DoveIsRacist e #BoycottDove – em tradução livre para o português, Dove é racista e Boicote à Dove, respectivamente. 

“Em uma imagem publicada nesta semana, erramos ao representar mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados”, afirmou a marca, em comunicado publicado nos perfis do Facebook. 

Leia também: O cúmulo do politicamente correto: Conar vai julgar a própria campanha

 A marca publicou ainda outro posicionamento, mais longo, no Twitter e novamente na rede de Mark Zuckerberg:

“Como parte de uma campanha para o sabonete líquido da Dove, foi publicado um vídeo de 3 segundos na página norte-americana do Facebook, mostrando três mulheres de diferentes etnias, cada uma removendo a camiseta para revelar a próxima mulher. O pequeno vídeo tinha como intenção mostrar que o sabonete líquido da Dove é para todas as mulheres e ser uma celebração da diversidade, mas nós fizemos isso da forma errada. Isso não representou a diversidade da beleza real, que é algo pela qual a Dove é apaixonada e é essencial para nossas crenças. Isso não deveria ter acontecido. Nós removemos a publicação e não publicamos nenhum outro conteúdo relacionado. Isso não deveria ter acontecido e estamos reavaliando nossos processos internos para criação e provação de conteúdo para prevenir que cometamos esse tipo de erro no futuro. Nós pedimos sinceras desculpas pela ofensa que isso causou e não aceitamos qualquer atividade ou imagem que insulte qualquer audiência. “

 

Leia também: Chico Buarque “machista” e Ney Matogrosso “homofóbico”: nem eles escapam da patrulha politicamente correta

Esta não foi, no entanto, a primeira vez que a Dove se envolveu em uma polêmica a partir de peças publicitárias. Em 2011, a marca colocou uma mulher negra, uma parda e uma branca, enroladas em toalhas, com a mensagem de “antes e depois” de usar uma loção para pele.

Na época, quando procurada pela imprensa, a empresa disse que não teria nada a declarar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]