• Carregando...
O Congresso começou a regular armasautomáticas depois de episódios em que criminosos apresentaram mais poder de fogo do que a polícia | David Becker/AFP
O Congresso começou a regular armasautomáticas depois de episódios em que criminosos apresentaram mais poder de fogo do que a polícia| Foto: David Becker/AFP

tiroteio disparado do hotel Mandalay Bay, na noite deste domingo em Las Vegas, pode ter sido realizado por armas automáticas, que disparam continuamente enquanto o gatilho estiver apertado, segundo algumas fontes. Essas armas são legais, desde que tenham sido fabricadas até maio de 1986 e sejam registradas no governo federal. 

Se uma arma automática foi produzida ou importada depois dessa data, ela só pode ser possuída legalmente por fornecedores licenciados, policiais e militares

O Congresso começou a regular armas desse tipo depois de episódios em que criminosos tinham mais poder de fogo do que a polícia. Donos de armas automáticas precisaram pagar uma taxa de US$ 200, uma soma então exorbitante, além de fornecer impressões digitais e fotografias, ter o histórico checado e obter uma aprovação de órgãos reguladores locais. Com exceção da aprovação da polícia local, esses requisitos são os mesmos hoje, e o valor de US$ 200 não foi atualizado. 

Armas semi-automáticas, que disparam apenas uma vez a cada aperto do gatilho, não podem ser modificadas legalmente para serem automáticas. E qualquer pessoa que quiser comprar uma arma automática deve passar por um processo de checagem do histórico e registro de arma. Segundo dados de 2016, existiam pouco mais de 490 mil armas automáticas registradas nos EUA. 

Nenhum anúncio oficial foi feito sobre o tipo de arma ou armas usados por Stephen Paddock, suspeito de ser o atirador de Las Vegas. “Ao que tudo indica, pode ter sido uma metralhadora”, disse Raymond Rowley, um agente aposentado. “Mas é necessário ter cuidado. Podem existir anomalias”. 

Rowley diz ainda que “o uso de uma arma regulada em um crime é muito raro”. Ele disse que Paddock pode ter o registro legal para o porte da arma, ou que pode ter roubado uma arma legal. Pode ainda ter contrabandeado o instrumento para o país ou ainda ter modificado ilegalmente uma semi-automática para que se torne automática. O ex-agente afirma ainda que logo devem sair os resultados sobre a origem da arma. 

Em 1986, o Congresso aprovou o Ato de Proteção de Donos de Armas de Fogo, assinado pelo presidente Ronald Reagan. Ele restringiu a posse de armas automáticas àquelas produzidas e registradas antes desse ano e a sua produção para uso exclusivo de agências do governo.

Tradução de Gisele Eberspächer
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]