• Carregando...
O trabalho "Theatre of the World" traz no seu interior centenas de insetos e répteis lutando pela sobrevivência | Divulgação
O trabalho "Theatre of the World" traz no seu interior centenas de insetos e répteis lutando pela sobrevivência| Foto: Divulgação

O Museu Guggenheim de Nova York cancelou três peças de uma exposição depois que centenas de milhares de pessoas assinaram uma petição alegando crueldade animal. 

O museu disse em um comunicado nesta segunda-feira (25) que "ameaças explícitas de violência tornaram a decisão necessária". A decisão foi tomada "por preocupação com a segurança de seus funcionários, visitantes e artistas participantes". 

As três obras estavam entre as quase 150 que compõem a próxima exposição "Arte e China após 1989: Teatro do Mundo", que será aberta ao público na próxima sexta-feira. 

Um trabalho baseado em vídeo, "Cachorros que não podem tocar-se", criado pelos artistas Sun Yuan e Peng Yu, mostra pit bulls treinados para lutar amarrados a esteiras se encarando. Os cachorros correm sem nunca conseguir alcançar o oponente. Eventualmente, eles ficam cansados e são vistos ofegantes e salivando em níveis crescentes. O vídeo de sete minutos é uma gravação de uma performance ao vivo em 2003, informou o Guardian. 

Outro trabalho, "Theatre of the World", é uma mesa equipada com uma cúpula translúcida. No interior, centenas de insetos e répteis que variam de gafanhotos a baratas e lagartos vagam enquanto uma lâmpada brilhante brilha sobre eles. Todos estão lutando pela sobrevivência. 

"Durante a exposição de três meses, algumas criaturas serão devoradas e outras podem morrer de fadiga. Os grandes sobreviverão", informou o New York Times. "De tempos em tempos, uma loja de animais de estimação da cidade de Nova York irá reabastecer o jardim de infância com novos insetos". 

O terceiro trabalho, intitulado "A Case Study of Transference", é um vídeo que mostra um javali e uma leitoa tendo relações sexuais. Ambos os animais são marcados com símbolos sem sentido, uma mistura de caracteres chineses e romanos. 

"A Case Study of Transference"Divulgação

Ingrid Newkirk, presidente da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), enviou uma carta aberta ao museu criticando as obras e pedindo ao museu para removê-las. Na carta, ela escreveu que todos os animais, incluindo as baratas e centopeias, "experimentam todas as emoções que você, eu e nossos cães e gatos queridos". 

"As pessoas que acham entretenimento ao assistir animais tentam lutar entre si são indivíduos doentios cujos caprichos distorcidos o Guggenheim deve se recusar a atender", escreveu Newkirk. 

Uma petição on-line criticando os três trabalhos ganhou mais de 700.000 assinaturas no início da manhã desta quarta-feira (27). Ela dizia: 

"Ajude-nos a enviar uma mensagem ao Guggenheim assinando esta petição. Deixe-os saber que a crueldade animal não tem lugar na arte nos Estados Unidos, nem em qualquer lugar do mundo. Este ataque aos animais em nome da arte não será tolerado ou apoiado. Guggenheim, por favor, faça o que você sabe que em seu coração está certo. Fique do lado de nossos companheiros animais deste planeta e cancele as peças que empregam esses métodos cruéis de sua próxima exibição". 

A decisão do museu de retirar as obras foi recebida tanto com elogios e ironia. 

Newkirk enviou uma nota ao museu, agradecendo "por retirar esses atos de crueldade mascarados como criatividade, porque abusar de animais nunca deve ser levado levianamente e o museu não é um circo, mas um templo de arte". 

A PEN America, uma organização que trabalha para defender a liberdade de expressão, chamou a decisão de "um precedente preocupante". 

"Ameaças de violência tornaram-se motivos para o cancelamento das obras, e isto representa um grande golpe para a liberdade artística", afirmou em um comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]