• Carregando...
Cada vez que alguém o tocar o corpo de Andreevich, a música ambiente terá o volume aumentado | Reprodução
Cada vez que alguém o tocar o corpo de Andreevich, a música ambiente terá o volume aumentado| Foto: Reprodução

Após a polêmica envolvendo a exposição “La Betê”, quando uma criança interagiu com o performer Wagner Schwartz, que estava nu, no MAM, São Paulo receberá outra performance semelhante. O projeto “Carrosel performático”, idealizado e apresentado pelo russo Fyodor Pavlov-Andreevich chegará ao Sesc Consolação no dia 6 de novembro. Na apresentação “Prove-me sou como você”,  Andreevich ficará nu enquanto a plateia é convidada a tocar em seu corpo. O artista representará Lenin em seu mausoléu, em Moscou.

Leia também:  83% dos brasileiros são contra criança tocar homem nu em museu, mostra pesquisa

Em entrevista ao jornal O Globo, Andreevich disse que seu corpo passará a ser uma obra de arte, contrariando a regra de que algumas obras não podem ser tocadas em museus. A classificação indicativa, no entanto, será de 16 anos. Além disso, antes de assistir a performance, estarão expostas explicações sobre o conteúdo que será apresentado para os visitantes. O corpo de Andreevich representará um instrumento musical, cada vez que alguém o tocar, a música ambiente terá o volume aumentado.

Antecipadamente, a OAB decidiu promover nesta quarta-feira (1) uma audiência pública intitulada “Limites da Liberdade de Expressão ante o Direito da Infância”. Os palestrantes do dia serão profissionais que estudam o tema.

Em 2016, Andreevich já havia se apresentado no MAM, mas não houve polêmica envolvendo a performance. Além disso, o artista, que vive em São Paulo e Moscou, já levou “Carrosel performático” para várias cidades. As primeiras edições aconteceram em Viena e Buenos Aires. Para o jornal O Globo, Andreevich relatou que não teme a reação do público.

Segundo a divulgação do Sesc Consolação, cem visitantes por hora devem assinar um contrato que se comprometem a não sair do espaço por uma hora, eles passam à Capela de Check-In (parte introdutória do Carrossel) e finalmente se espalham pelas oito seções do projeto, vendo trabalhos individualmente e em grupos, passando tempo com cada artista ou focando em um único trabalho.

Com informações do jornal O Globo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]