• Carregando...
A morte de Luther King, um dos maiores ativistas pela igualdade racial no mundo, completa 50 anos nesta quarta-feira (4) | vn/kb/-
A morte de Luther King, um dos maiores ativistas pela igualdade racial no mundo, completa 50 anos nesta quarta-feira (4)| Foto: vn/kb/-

Embora a nação se prepare para as homenagens do 50º aniversário do assassinato de Martin Luther King, não podemos simplesmente nos ater à forma como ele morreu, mas sim como viveu.  

Mobilizou uma ação em massa para garantir a aprovação da lei que proibia o banimento em acomodações públicas e o direito de voto; liderou o boicote aos ônibus em Montgomery e conseguiu lidar com o terror policial em Birmingham; teve peito para nos fazer atravessar a ponte ensanguentada de Selma e sobreviveu às pedradas, garrafadas e ao ódio em Chicago. Globalizou a nossa luta para encerrar a guerra no Vietnã.  

Ele morreu por causa da vida que levou.  

Enquanto procurava ir além da dessegregação, buscando o direito de voto e se concentrando na justiça econômica, no antimilitarismo e nos direitos humanos, o sistema o rechaçava com força. Nos últimos meses de vida, foi atacado pelo governo, pela imprensa, pelos antigos aliados e pelo complexo industrial militar. Até os democratas negros lhe viraram as costas quando questionou o apoio do partido à guerra do Vietnã.  

Leia também: O que podemos aprender com a última mensagem de Martin Luther King

Um grande número de norte-americanos passou a ter uma opinião negativa sobre King nos seus anos finais de vida, segundo as pesquisas de opinião pública. Homem de paz, morreu de forma violenta; homem de amor, morreu odiado por muitos.  

Os EUA detestam manifestantes, mas adoram mártires. A bala em Memphis o transformou em vítima para a eternidade.  

Temos a obrigação para com King – e nossos filhos e netos – de celebrá-lo na íntegra, um homem radical, ecumênico, pacifista, pró-imigração e defensor erudito dos pobres que passou muito mais tempo protestando e sendo preso por causa da libertação e da justiça do que sonhando com elas.  

Esta época do ano me é muito doída porque é quando me pedem para recordar a noite mais traumática da minha vida.  

Tínhamos ido a Memphis, em 1968, para apoiar os lixeiros e sua luta por melhores salários e condições de trabalho. Na noite de quatro de abril, King deveria levar um grupo, incluindo o reverendo Ralph Abernathy, Andy Young, Hosea Williams e Bernard Lee, para jantar na casa do reverendo Billy Kyles, pertinho de onde estávamos hospedados, o Lorraine Motel.  

Enquanto nos preparávamos, ele "brigou" brincando comigo, o mais jovem do grupo, por não estar vestido de acordo com a ocasião; eu estava sem gravata. "Aí, doutor, o único pré-requisito para um jantar é ter fome, e não gravata", brinquei também.  

E rimos. King adorava rir.  

Depois do jantar, iríamos a um comício pelos lixeiros. Eu tinha convocado a Operation Breadbasket Orchestra, de Chicago, para tocar na ocasião. King, sempre o mais disputado em todas as cidades por que passávamos, seria orador. Entretanto, seria difícil superar o discurso que fizeram na noite anterior, no Mason Temple, onde prometeu que "nós, enquanto povo, chegaremos à terra prometida".  

Chovia a cântaros, mas o templo, parte da Igreja de Deus em Cristo, estava praticamente cheio. Eu me sentara atrás de King no púlpito. Ele falou com tanta paixão e convicção que vi homens feitos enxugando as lágrimas. "Não estou preocupado com nada; não temo homem nenhum. Meus olhos viram a glória da volta do Senhor", afirmou para o público de quase três mil pessoas.  

Morte

Nenhum de nós entendeu tais palavras como premonição; já o tínhamos ouvido expressar tais sentimentos antes. Talvez estivéssemos em negação. Embora o perigo estivesse constantemente à nossa volta, nunca pensamos que o Martin Luther King que conhecíamos e adorávamos, que foi aceito no Morehouse College aos quinze anos, formou-se e foi ordenado aos 19, concluiu o doutorado aos 26 e ganhou o Prêmio Nobel da Paz aos 35, fosse morrer aos 39.  

No dia quatro de abril, o tiro fatal soou pouco depois das seis da tarde, quando já nos preparávamos para entrar nos carros para ir ao jantar. King estava na sacada do Lorraine Motel; eu, no estacionamento logo abaixo.  

Horas depois, Abernathy, sucessor de King, nos reuniu no Lorraine. A essa altura, praticamente todas as cidades dos EUA tinham saído do estupor do choque e da dor para a revolta e as chamas. Tínhamos uma escolha a fazer: render-nos à angústia e ao ódio ou honrar o príncipe da paz recém-sacrificado, assumindo o bastão da ação direta não violenta.  

Com suspiros profundos, o bastão firme em nossas mãos, seguimos para Resurrection City, o acampamento erguido para a Campanha dos Pobres por King em Washington, onde continuamos seu trabalho pelo fim da pobreza e da guerra. Como disse o reverendo Joseph Lowery, não deixaríamos que uma bala matasse o movimento.  

O espírito de King é o nosso guia moral há 50 anos. E continua vivo, nos estudantes de Parkland, na Flórida, que brigam para levar o país a um controle de armas mais sensato; nos professores da Virgínia Ocidental, que estão abrindo caminho e precedentes para outras categorias; no Black Lives Matter, nos Dreamers, em Colin Kaepernick e nos milhares de eleitores afro-americanos que desafiaram os analistas e colocaram um democrata no Senado para representar o Alabama pela primeira vez em uma geração. Está vivo no reverendo William Barber, que ressuscitou a última cruzada de King, a Campanha dos Pobres.  

Ele deixou como legado aos negros a força da resistência e o direito de voto; entretanto, enquanto marchávamos e vencíamos, as forças de reação estavam se reagrupando, preparando uma contrarrevolução. Cinco décadas atrás, foi George Wallace, um governador segregacionista, que estimulou o ódio e a divisão em reação ao movimento dos direitos civis; hoje é o próprio presidente que incita a angústia, o preconceito e o medo. 

Estamos em uma batalha pela alma da nação; não basta apenas admirar King. Idolatrá-lo é reduzi-lo ao status de mera celebridade; não exige compromisso, nem ação. Quem valoriza a justiça e a igualdade tem que ter a vontade e a coragem para segui-lo. Tem que estar pronto para o sacrifício.  

A luta continua.  

(O reverendo Jesse Jackson, ex-assessor de Martin Luther King, é o fundador e presidente da Coalizão Rainbow PUSH.)

The New York Times News Service/Syndicate – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito do The New York Times.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]