• Carregando...
As metralhadores permitem cerca de 100 disparos em poucos segundos | Pixabay
As metralhadores permitem cerca de 100 disparos em poucos segundos| Foto: Pixabay

Ainda que se saiba pouco sobre as armas utilizadas por Stephen Paddock no tiroteio realizado do 32º andar do Hotel e Cassino Mandalay Bay em Las Vegas, que matou mais de 50 pessoas e feriu centenas, o delegado de Las Vegas Joseph Lombardo disse que mais de 10 “armas” foram encontradas na cena do crime.

O som dos tiros nos vídeos feitos no começo do massacre indica que pelo menos uma dessas armas seja automática, um tipo de arma de fogo regulamentada nos EUA, mas não impossível de ser encontrada em eventos e centros de tiro (incluindo um nas redondezas de Las Vegas que permite que clientes atirem com armas militares). Ainda não se sabe como Paddock pode ter conseguido uma arma automática, caso ele realmente tenha usado uma. 

É importante perceber a diferença entre uma arma semi-automática e uma automática. As semi-automáticas estão nas mãos de milhões de norte-americanos e já foram encontradas em várias cenas de massacre. 

Nessas armas, puxar uma vez o gatilho quer dizer que uma bala é disparada, o que limita fisicamente a quantidade de tiros ao quão rápido o atirador consegue pressionar o botão. Porém, é a arma que posiciona uma nova munição. Armas desse tipo costumam ter capacidade para 30 disparos antes de ser necessário recarregar o equipamento. 

Alguns estados, como a Califórnia, regulam o tamanho das munições, o que não é o caso em Nevada. Um atirador treinado consegue trocar a munição rapidamente e continuar a atirar em poucos segundos. É possível encontrar munições maiores, mas elas tendem a apresentar defeitos de uso. 

Por outro lado, uma arma automática dispara continuamente enquanto o gatilho está pressionado e existe munição disponível. Enquanto algumas armas semi-automáticas são incorretamente chamadas de metralhadoras (“machine guns”), é o sistema mecânico das armas automáticas — que alimentam, ejetam e preparam a próxima rodada — que caracterizam esse tipo de arma. 

Armas semi-automáticas podem simular tiros automáticos com algumas modificações, que deixam a troca de munição mais rápida. 

A escolha de posição de Paddock, com uma vista aérea e distante do palco, sugere um plano de ataque de disparar em uma área lotada na qual a precisão não é uma das prioridades. É uma distância aceitável para uma semi-automática, mas as metralhadoras são mais potentes e eficientes para essas condições. 

A diferença entre as duas é enorme de um ponto de vista de capacidade letal. Os manuais de semi-automáticas sugerem um limite de até 15 disparos por minuto para evitar o aquecimento da arma. Os limites das automáticas chegam a ser pelo menos oito vezes maiores do que isso, sendo possível atingir números maiores em situações extremas de combate. 

Um cenário típico no Iraque ou Afeganistão envolvem metralhadoras no começo do ataque para acabar rapidamente com o inimigo. São cerca de 100 disparos em poucos segundos. Além disso, uma metralhadora permitiria escolher um alvo individual em até cerca de 800 m de distância. 

O número alto de armas encontradas no hotel sugerem uma preocupação com o aquecimento dos equipamentos. Os barris podem atingir temperaturas altas, ficando até laranjas ou azuis durante disparos prolongados. Alguns modelos de metralhadoras permitem a troca desses barris com o uso de luvas termoprotetoras. 

A lei de Nevada permite a compra de metralhadoras e silenciadores de acordo com leis e regulamentações federais.

Tradução de Gisele Eberspacher
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]