• Carregando...
O programa de edição manipula a imagem da mandíbula do presidente e cola a ela a da boca de Peele, de forma a parecer que o democrata está pronunciando as palavras. "Se liguem, vadias!" | Reprodução/Youtube
O programa de edição manipula a imagem da mandíbula do presidente e cola a ela a da boca de Peele, de forma a parecer que o democrata está pronunciando as palavras. "Se liguem, vadias!"| Foto: Reprodução/Youtube

Para chamar a atenção para o aumento das notícias falsas e de vídeos falsos -chamados "deep fake news", ou "notícias falsas profundas"- que circulam pelas redes sociais, o diretor americano Jordan Peele fez um vídeo no qual o ex-presidente Barack Obama (2009-2016) aparece fazendo uma série de afirmações falsas.  

"Simplesmente, o presidente Trump é um imbecil", "Killmonger [vilão do filme 'Pantera Negra'] estava certo" e "Ben Carson [secretário de Trump] está em transe" diz o Obama do vídeo, divulgado nesta quarta-feira (18) pelas redes sociais.  

No meio do filmete, porém, Peele, que ganhou o Oscar de melhor roteiro neste ano pelo filme "Corra!", revela que as imagens foram manipuladas usando programas de efeitos especiais, e que as falas, na verdade, foram criadas e ditas por ele e acrescentas às imagens de Obama.  

O programa de edição manipula a imagem da mandíbula do presidente e cola a ela a da boca de Peele, de forma a parecer que o democrata está pronunciando as palavras. "Se liguem, vadias!", conclui o "fake-Obama".  

Segundo os produtores do vídeo, copatrocinado pelo site de notícias BuzzFeed, o processamento da adulteração digital levou 56 horas.  

No ciclo de palestras TED deste ano, um dos destaques foi o cientista Supasorn Suwajanakorn, que cria programas de adulteração de vídeos e trabalha agora em um projeto do Google para detectar falsificações.  

O próprio Suwajanakorn alertou, como Peele, para os riscos do programa e dos vídeos falsos, que têm se multiplicado por redes sociais e são mais difíceis de discernir do que as notícias falsas, fomentando desinformação e disseminando mentiras.  

Jared Sosa, produtor do BuzzFeed que trabalhou com Peele no vídeo falso, os softwares de manipulação vão se tornar ainda mais precisos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]