Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

podcast

Ethos 03: Sem juízes independentes não há democracia

José Reinaldo de Lima Lopes, estudioso da história do Judiciário brasileiro, discute as relações entre a Justiça e o sistema político em uma democracia

  • Da Redação
 |
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Lava Jato. Políticos enrolados com a Justiça. Reforma trabalhista sendo questionada ativamente por juízes. Pré-candidatos à presidência da República condenados criminalmente. Supremo Tribunal Federal sendo chamado a decidir sobre tudo e mais um pouco: desde roubo de pão de queijo até coligações partidárias, passando por toda sorte de questões morais.

Não há dúvidas de que a Justiça assumiu um papel central na vida política brasileira. Quando esse processo começou? Ele acontece apenas no Brasil ou também em outros países? Qual é, afinal, a justa medida do comportamento dos juízes em uma democracia?

Para conversar sobre estes temas e muito mais, o Podcast Ethos recebe José Reinaldo de Lima Lopes, professor titular do departamento de Filosofia e Teoria do Direito da USP, autor de diversos livros sobre a história do Judiciário brasileiro.

Ouça o Podcast Ethos #03:

Leia também uma entrevista com José Reinaldo sobre o Poder Judiciário do Brasil Imperial:

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Ideias

PUBLICIDADE