• Carregando...

No último sábado, a cidade de Charlottesville, nos Estados Unidos, foi palco de confrontos entre supremacistas brancos e manifestantes antifascistas. Um supremacista jogou seu carro sobre várias pessoas e matou uma mulher.

Charlottesville virou alvo de extremistas após a administração local decidir retirar de um parque uma estátua do general Robert E. Lee (1807-1870) e remover outras homenagens a líderes confederados em locais públicos. O caso está na Justiça e a estátua, por ora, segue ao ar livre.

Durante a Guerra Civil nos EUA (1861-65), estados do Sul criaram uma confederação e lutaram para se tornar independentes e manter o direito de ter escravos. Eles foram derrotados e seguiram sob controle de Washington. Durante os protestos, muitos extremistas carregavam a bandeira da Confederação.

O presidente americano, Donald Trump, foi condenado por não criticar com a veemência necessária os supremacistas brancos.

Neste podcast, os blogueiros da Gazeta do Povo Alexandre Borges, Leandro Narloch e Rodrigo Constantino discutem a repercussão dos protestos, a reação de Donald Trump e a grande questão: nazismo é de direita ou de esquerda?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]