• Carregando...
A NASA apontou repetidamente as alegações como farsas. | Pixabay
A NASA apontou repetidamente as alegações como farsas.| Foto: Pixabay

O homem cuja alegação de apocalipse bíblico preocupou as pessoas no dia 23 de setembro de 2017 não está voltando atrás.

O mundo não acabou no último fim de semana e David Meade, autointitulado “especialista em pesquisas e investigações”, diz que é exatamente isso que ele esperava. Agora, está focando em outra data, 15 de outubro de 2017, que ele alega ser o começo da destruição do mundo. 

Essa é “a data mais importante do século ou do milênio”, Meade escreveu em seu site. A ação começa nesse dia, de acordo com ele, quando o mundo entrará no que é chamado de período de sete anos de tribulação, uma crença evangélica muito disseminada que defende que, ao longo de sete anos, eventos catastróficos causarão grandes estragos na Terra. 

“Espere e veja, espere até a metade de outubro e eu sei que você não ficará decepcionado”, escreveu Meade, e em seguida promoveu o seu livro, que ele diz conter todos os detalhes do acontecimento. 

“Você não tem muito tempo para lê-lo”, acrescentou. 

Meade ganhou destaque online defendendo uma alegação já refutada de que um planeta chamado Nibiru estaria a caminho da Terra. Quando ele passar pelo nosso planeta este ano, segundo Meade, terremotos, erupções vulcânicas, maremotos e outras catástrofes surgirão. Outras previsões alegam que Nibiru se chocaria contra a Terra em 23 de setembro de 2017, embora Meade tenha esclarecido que ele nunca disse que isso aconteceria

A NASA apontou repetidamente essas alegações como farsas. 

“O planeta em questão, Nibiru, não existe, logo não haverá nenhuma colisão... essa história de Nibiru circula há anos (assim como a lenda dos ‘dias de escuridão’) e é reciclada de tempos em tempos na forma de novas fábulas de apocalipse”, afirmou a NASA em seu site

Meade havia atraído atenção anteriormente para o dia 23 de setembro, dizendo que uma constelação – um sinal profetizado no livro bíblico do Apocalipse – se revelaria nos céus em Jerusalém, indicando o começo do fim do mundo como o conhecemos. Ele defende em seu site que houve “grandes sinais” nos céus naquele dia, embora não elabore detalhes acerca isso. 

Robert Joustra, professor de estudos internacionais na Redeemer University College em Ontario, no Canadá, diz que as pessoas que se envolvem com teorias apocalípticas geralmente se baseiam em fontes de informação populares, como o livro do Apocalipse. Mas muitos também encontram referências obscuras na Bíblia para fazer previsões. 

Meade, por exemplo, disse que baseia suas previsões em códigos numéricos e versos bíblicos. Uma breve biografia em um site chamado Planet X News diz que Meade gosta de “relacionar a Bíblia com a ciência” e acredita que Nibiru, que ele também chama de Planeta X, seja um “casamento perfeito entre os dois”. 

Ed Stetzer, professor e diretor executivo do Centro de Evangelismo Billy Graham da Wheaton College, disse que apesar de os números tem importância na Bíblia, eles não deveriam ser utilizados para fazer previsões arrebatadoras sobre o movimento dos planetas e o destino da Terra. 

“Nós acreditamos, sim, em algumas coisas estranhas”, disse Stetzer ao The Washington Post. “Acreditamos que Jesus está voltando, que ele consertará as coisas no mundo, e que ninguém sabe o dia ou a hora que isso acontecerá.”

Tradução de Andressa Muniz
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]