• Carregando...
Segundo dados de agências de saúde,  o número de mortes por overdose de droga em 2015, nos Estados Unidos, ultrapassou o índice de pessoas que morrem por tiros ou acidente veicular | Pixabay
Segundo dados de agências de saúde, o número de mortes por overdose de droga em 2015, nos Estados Unidos, ultrapassou o índice de pessoas que morrem por tiros ou acidente veicular| Foto: Pixabay

Durante um discurso nesta quinta-feira (26) sobre a epidemia dos opioides, o presidente Donald Trump disse que, “atualmente, mais pessoas estão morrendo por causa de overdoses de droga do que por tiros ou acidentes de trânsito, juntos”. 

Veredito: verdade 

Em 2015, o número de mortes por overdose de droga, nos Estados Unidos, ultrapassou o índice de pessoas que morrem por tiros ou acidente veicular. Embora o relatório final sobre mortes por overdose no ano de 2016 ainda não tenha sido divulgado, estimativas indicam que, novamente, falecimentos por overdose ocorreram mais vezes do que homicídios por armas e acidentes com veículos. 

Verificação de fato: 

De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 52.898 mil pessoas morreram por overdose de droga em 2015, nos Estados Unidos. 

Em comparação, o Arquivo de Violência Armada estima que cerca de 13,5 mil americanos morreram por tiro ou suicídio. Além disso, o Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária avalia que mais de 35 mil americanos morreram por causa de acidentes de veículos no ano de 2015. 

Estes números somam 48.594 mortes. Isso significa que, no ano de 2015, mais americanos morreram por overdose de droga do que por tiros e acidentes veiculares juntos. 

Leia também: Trump assina decreto que enfraquece sistema de saúde criado por Obama

Embora o Centros de Controle e Prevenção de Doenças ainda não tenha divulgado o relatório final sobre mortes por overdose em 2016, estimou-se no início de agosto que o número de mortes por esse motivo excedeu 64 mil. Se esse palpite estiver correto, mortes por overdose nos Estados Unidos ultrapassarão os falecimentos por tiros e acidentes veiculares juntos, novamente. 

O Conselho Nacional de Segurança estima que 40 mil americanos podem ter morrido por acidente veicular em 2016, enquanto o Arquivo de Violência Armada indica que, no mesmo ano, 15.081 americanos morreram por tiros ou suicídio. 

No total, o índice total de pessoas dos Estados Unidos que perderam suas vidas em decorrência de acidente veicular e por tiros, em 2016, é estimado em 55.081. Quase 10 mil mortes a menos do que por overdose de drogas. 

Logo, o discurso de Trump de que “atualmente mais pessoas estão morrendo por overdoses do que por tiros e acidentes veiculares juntos” é verdade.

Conteúdo publicado originalmente no Daily Signal.

Tradução: Isabelle Barone
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]