• Carregando...
 | John MacDougall/AFP
| Foto: John MacDougall/AFP

Presença constante nas primeiras posições dos rankings de felicidade e qualidade de vida, os países nórdicos convivem cada vez mais com a ameaça do terrorismo e da violência. Destino de imigrantes das mais diversas partes do mundo, a Suécia foi citada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, como um exemplo dos perigos de uma abordagem receptiva a refugiados. O episódio foi ironizado ao redor do planeta, mas na sexta-feira, logo após o ataque no centro de Estocolmo, o governo sueco anunciou reforços nas fronteiras e restringiu o trânsito na Ponte Oresund, que liga o país à Dinamarca.

“O comentário de Trump foi algo completamente exagerado, mas, mesmo com estatísticas mostrando que os níveis de criminalidade estão caindo, a sociedade sueca tem a sensação de que a violência aumentou, especialmente no que diz respeito a confrontos entre gangues”, afirma a jornalista Mariela Melin, da Sveriges Radio, a rádio estatal sueca. “No entanto, não vejo ligações entre isso e o atentado em Estocolmo”, ressalta.

Suspeito do atentado de Estocolmo é uzbeque de 39 anos

Polícia também afirmou que havia um artefato dentro do caminhão usado para o ataque

Leia a matéria completa

O ataque no centro da capital sueca ligou o alerta também nas nações vizinhas. Na Noruega, a polícia recebeu instruções para usar armas de fogo nos aeroportos e nas ruas da capital, Oslo. Medidas semelhantes foram adotadas em Helsinque, capital da Finlândia, que também reforçou a segurança nas fronteiras e aeroportos do país.

A Dinamarca frustrou diversas tentativas de ataques terroristas na década passada, após a publicação de charges retratando o profeta Maomé pelo diário Jyllands-Posten, em 2005. Ao todo, 13 pessoas foram presas em duas operações em 2007 e 2010. Em 2015, Omar Abdel Hamid El-Hussein, um dinamarquês ligado ao Estado Islâmico, realizou uma série de atentados que deixaram dois mortos e sete feridos em Copenhague. Na Finlândia, Petri Gerdt, um engenheiro químico de 19 anos, matou seis pessoas e feriu outras 166 ao detonar uma bomba em um shopping center na cidade de Myyrmanni, em 2002.

Já a Noruega tem um histórico de ações terroristas maior que o dos vizinhos. Além de diversas ações frustradas pela polícia, o país foi palco do massacre perpetrado por Anders Behring Breivik, simpatizante da extrema-direita que em julho de 2011 matou 77 pessoas – oito na explosão de um carro-bomba em Oslo, e outras 69 baleadas na Ilha de Utoya.

“A Suécia se orgulha de sua imagem de país aberto, e temo que o ataque nos leve a adotar medidas semelhantes ao estado de emergência aplicado na França após os ataques em Paris”, diz Mariela. “Não podemos nos tornar uma sociedade fechada.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]