• Carregando...
Performance Transbordação: mulheres urinam ao final da apresentação | Reprodução Facebook
Performance Transbordação: mulheres urinam ao final da apresentação| Foto: Reprodução Facebook

Uma performance artística que mostra mulheres urinando foi motivo de polêmica nas redes sociais nesta semana. Distribuídas lado a lado, ao longo de um paredão, na Galeria Vermelho, em São Paulo, dezenas de mulheres começaram a inspirar e expirar juntas até que urinassem sob as roupas que usavam – calças e outras peças sóbrias. A apresentação, batizada de “Transbordação”, foi dirigida pela artista Dora Smék, e fez parte da 13 ª edição da mostra Verbo.  

Segundo a mostra, a ação “buscou trazer para o campo expositivo a efemeridade da performance e dos tempos fisiológicos do corpo, além de lidar com a experiência estética do coletivo e problematizar a posição da mulher no contexto atual”. As mulheres participantes foram selecionadas através de uma convocatória. 

Mulheres em paredão, lado a lado, participam da performance de Dora SmékReprodução Facebook/Dora Smék

A polêmica envolvendo a performance começou após a circulação de informações nas redes sociais de que a “Transbordação” teria recebido dinheiro público para ser realizada. A suspeita foi suficiente para inflar reações, comentários e postagens de internautas contra a Galeria Vermelho, que, conforme relatos de usuários, receberia verbas do Ministério da Educação. A Associação Cultural Videobrasil, parceira da galeria, também foi relacionada à confusão: teria, supostamente, patrocínio da Petrobras. Foram mais de 8 mil curtidas e 4,5 mil compartilhamentos sobre o assunto no Facebook.

Nem a Videobrasil nem a Galeria Vermelho receberam, no entanto, dinheiro público para financiar a Verbo 2017 e as atividades que desempenham além da mostra. De acordo com a Galeria Vermelho, a Verbo é totalmente financiada pela própria galeria, uma instituição comercial. A colaboração de outras entidades, como a Viodebrasil, por exemplo, só ocorre através de cessão de espaços e equipamentos e no apoio para selecionar projetos.

“Nenhuma das 13 edições da Verbo utilizou verbas públicas ou isenções fiscais advindas de leis de incentivo municipais, estaduais ou federais para a realização do festival. As parcerias criadas pela Verbo com outras instituições nunca envolveram aportes em dinheiro”, informou, em nota, a assessoria de comunicação da Galeria Vermelho.

Neste ano, fizeram parte da programação da Verbo 27 performances, cinco filmes e um debate sobre criação de dança. Desde 2005, mais de 350 ações com mais de 700 artistas foram apresentadas pela mostra, sempre com acesso gratuito ao público.

A criadora da performance Transbordação foi procurada pela reportagem, mas não quis se manifestar sobre a discussão envolvendo o trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]