• Carregando...
Trump em discurso durante campanha na CNN | Divulgação
Trump em discurso durante campanha na CNN| Foto: Divulgação

O presidente Donald Trump adora fuzilar o "decadente" New York Times. Sua troca de farpas com a jornalista Mika Brzezinski e Joe Scarborough desceu ao ponto mais baixo na semana passada.

Porém, o alvo preferido de Trump é a CNN, que de acordo com um levantamento feito pelo blog do NYT  Upshot , o presidente insultou mais de 100 vezes a rede, apenas em seu Twitter.

O ataque mais recente - e indiscutivelmente mais popular - foi um tweet no domingo (02) com as hashtags #FraudNewsCNN e #FNN, juntamente com uma montagem, de uma cena de Trump na “WrestleMania 23”, em 2007. Nesse evento, Trump partiu pra cima e levou ao chão o chefe-executivo da WWE, Vince McMahon. No montagem, um logotipo da CNN foi colocado sobre a cabeça de McMahon.

As notícias da CNN com relação ao seu governo geralmente são críticas, com certeza, mas outras redes de TV são ainda mais pesadas . Na verdade, a CNN contratou um time de comentaristas pró-Trump durante sua campanha, e alguns deles foram mantidos após a eleição. Muitas vezes, foi frequentemente criticada por adversários de Trump por dar espaço demais a seus comícios.

Então, por que Trump devota tanto ódio à CNN em especial? Aqui estão alguns bons motivos:

É uma emissora de TV  

Claro, Trump lê jornais e presta atenção ao portal de notícias Breitbart News, mas a televisão é o seu meio preferido. Ashley Parker e Robert Costa, do Washington Post, explicaram em uma reportagem em abril, o  por que o presidente gosta tanto das notícias na TV a cabo com uma história:

“O fascínio do presidente pela televisão nasce de sua experiência pessoal. Ele nunca foi tão presente nas casas dos americanos quando estrelava capas de tabloides até 2004. Até que ele fez parte do reality show da NBC, ‘The Apprentice’, a partir daí ele começou a se preocupar muito com sua imagem, tanto quanto agora se preocupa com as pesquisas políticas”.

Trump sabia que a TV tinha o poder de torná-lo uma estrela de uma maneira que os jornais não podiam. Assim como ele também sabe que a TV tem um poder único para destruir suas ambições políticas.

O presidente não desperdiçaria seu tempo com a CNN se ele não levasse a rede como uma ameaça, e a CNN parece mais ameaçadora porque é uma emissora de televisão.

CNN posiciona-se no meio

Se Trump se fixa na televisão e odeia críticas, então por que a “MSNBC”, portal que é sua principal crítica na internet, não é seu alvo número 1?

Provavelmente porque a crítica da MSNBC é muito previsível.

Inteligente como ele é, Trump geralmente ignora as vozes liberais que se opõem aos republicanos. Quando foi a última vez que você viu ele falar sobre a New Yorker ou HuffPost? Ou Rachel Maddow e Lawrence O'Donnell?

Trump sabe que seus fãs não ligam muito para essas pessoas. Em seu mundo, eles simplesmente não se importam muito.

A CNN, no entanto, se posiciona entre a MSNBC e a Fox News. Como resultado, Trump parece ver a CNN exercendo pelo menos alguma influência sobre sua base.

E, embora ele provavelmente não tenha esperado, quando lançou sua campanha, uma cobertura a favorável pela MSNBC, Trump provavelmente pensou que poderia ganhar a CNN. E não ter conseguido isso foi frustante.

Jeff Zucker

Uma razão pela qual Trump pode ter esperado uma cobertura mais amigável da CNN é o empresário Jeff Zucker, o presidente da rede, que liderou a NBC Universal durante sua participação no "The Apprentice" -  “O Aprendiz”, que em sua versão brasileira teve apresentação do atual prefeito de São Paulo, João Dória.

Trump espera que suas relações pessoais com os canais produzam uma cobertura positiva de seu governo. É assim que funciona com David Pecker no National Enquirer, mas o presidente parece não entender por que as coisas não funcionam da mesma maneira com Brzezinski e Scarborough ou com Zucker. Vale lembrar que Trump até boicotou a Fox News por um período durante a porque achou que a rede de seu amigo Rupert Murdoch não era gentil o suficiente com ele.

O presidente valoriza a lealdade com gentileza. E em sua visão, Zucker tem sido tremendamente desleal, o que o deixa cada dia mais nervoso com a CNN.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]