• Carregando...
Ativistas da "Mulheres pela democracia e o direito de Lula de ser candidato" protestam em frente à Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 23 de janeiro de 2018. | JEFFERSON BERNARDES/AFP
Ativistas da "Mulheres pela democracia e o direito de Lula de ser candidato" protestam em frente à Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 23 de janeiro de 2018.| Foto: JEFFERSON BERNARDES/AFP

A Federação Nacional dos Jornalistas funciona como um braço do Partido dos Trabalhadores, atrapalhando o jornalismo e os jornalistas sérios do Brasil. 

Geralmente lenta em defender os jornalistas do assédio moral de instituições como o próprio PT, que vem tentando, desde antes de sua chegada ao poder, “regular as comunicações”, um eufemismo politicamente correto para a censura pura e simples, a Federação chega ao seu ponto mais rasteiro ao escrever uma nota subalterna a favor de Luiz Inácio Lula da Silva, “denunciando” um inexistente “golpe de estado no Brasil”. 

Para a FENAJ, a deposição de uma presidente que jogou o Brasil na pior recessão de sua história e abusou das infames pedaladas fiscais foi golpe. Para a mesma FENAJ, se Lula for condenado pela Justiça Federal, tudo não passará de uma forma de impedi-lo de concorrer à eleição presidencial de outubro. 

A entidade só admite um resultado nesta quarta-feira: a absolvição de Lula. De acordo com sua nota oficial, aí sim teríamos o “restabelecimento do Estado Democrático de Direito”. Caso contrário, tudo não passará de uma “farsa judicial”. 

A nota chega ainda a dizer que, diante deste quadro, “A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vem a público defender a democracia e o Estado Democrático de Direito.” 

Nota oficial Em defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ),...

Publicado por Fenaj em Segunda, 22 de janeiro de 2018

Qual democracia a FENAJ defende? 

A da ditadura militar, que em 1969, em plena vigência do Ato Institucional número 5, que restringia a liberdade de expressão, estabeleceu o diploma de jornalismo como obrigatório para exercer a profissão e calou inúmeras vozes dissidentes ao regime e até hoje contribui apenas para proliferar faculdades de fundo de quintal e jogar a qualidade do jornalismo brasileiro na lama? 

Ou a democracia de Luiz Inácio Lula da Silva, que no Twitter ameaça veículos de comunicação e deixa claro seu espírito bélico com afirmações como esta: “A Veja é uma central de mentiras. Eu quero que eles saibam. Trabalhem pra eu não voltar. Porque se eu voltar vai haver uma regulação dos meios de comunicação.” 

Qualquer entidade séria que realmente representa os jornalistas faria uma nota oficial de repúdio. Não só calou-se como dias depois brinda-nos com uma sabujice sem tamanho, apoiando aquele que pretende lutar contra a imprensa livre e crítica. 

 

A nota diz que a condenação de Lula em primeira instância pelo juiz maringaense Sérgio Moro aconteceu “sem provas”. Fizesse menos militância e mais jornalismo, ou pelo menos prestigiasse com a leitura das várias reportagens deixando claro a variedade de provas contra o ex-presidente, a Fenaj não viria a público para agir como linha auxiliar do PT. 

No fim da nota, a Fenaj conclama os jornalistas “a atuarem na cobertura do julgamento com a necessária ética e responsabilidade profissional. A missão da categoria é oferecer ao cidadão informação confiável e correta, possibilitando à sociedade condições de se posicionar criticamente frente à conjuntura atual.” 

Ora, a imprensa, atacada tanto pela esquerda quanto pela direita, trabalha dia e noite para oferecer o melhor para os leitores. Feita por seres humanos, é imperfeita, claro, e seria estranho se fosse diferente. Mas a Fenaj pode ficar tranquila: ao contrário da entidade, que nem escrever corretamente o nome do ex-presidente foi capaz (na nota está escrito “Luís”, quando o correto é “Luiz”), a maioria dos jornalistas do Brasil sabe bem o seu dever. E também não dá bola para o que a FENAJ diz, escreve ou papagaia por aí.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]