• Carregando...
Hitler e o gás: medo de retaliação inglesa | /Divulgação
Hitler e o gás: medo de retaliação inglesa| Foto: /Divulgação

Adolf Hitler matou seis milhões de judeus com gás durante a Segunda Guerra Mundial – um genocídio que torna sua relutância em usar gás sarin contra soldados inimigos um mistério duradouro.

Não foi porque ele era de alguma forma menos maligno que o presidente Sírio, Bashar al-Assad, apesar da afirmação sem tato do secretário de Imprensa da Casa Branca, Sean Spicer, de que “alguém tão desprezível quanto Hitler” não usou armas químicas da maneira como Assad usou.

E não foi porque Hitler não tinha gás sarin. Um cientista alemão tinha se deparado com sarin enquanto fazia experimentos com compostos em uma tentativa de matar abelhas. O exército alemão construiu uma fábrica de sarin em 1943. Oficiais pediram a Hitler que o usasse.

Ele não usou.

Por quê?

Cegueira

Ao longo dos anos, historiadores (amadores e acadêmicos) e psicólogos especularam que talvez Hitler não tivesse usado sarin porque tinha sido vítima de um ataque com gás mostarda em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, e conhecia o sofrimento causado por tais armas.

“Ele e vários outros companheiros, batendo em retirada de suas trincheiras durante um ataque com gás, foram parcialmente cegados pelo gás e acharam o caminho para um lugar seguro somente porque se agarraram uns aos outros e seguiram um companheiro que estava levemente menos afetado”, Ian Kershaw escreveu em sua biografia de Hitler aclamada pela crítica.

Hitler descreveu a cegueira em sua autobiografia de 1924, Mein Kampf.

Ele e vários outros companheiros, batendo em retirada de suas trincheiras durante um ataque com gás, foram parcialmente cegados pelo gás

Ian Kershaw  biógrafo de Hitler

“Perto da manhã”, Hitler escreveu, “também comecei a sentir dor. Aumentava a cada quarto de hora, e por volta de sete horas meus olhos estavam escaldantes... Poucas horas depois meus olhos estavam como carvão em brasa, e tudo era escuridão ao meu redor.”

Hitler foi levado a um hospital, onde eventualmente se recuperou e foi informado de que a Alemanha tinha sido derrotada. O mundo sabe o que aconteceu depois.

Mas há pouca ou nenhuma evidência que sugira que Hitler vetou o uso de sarin por causa de sua experiência com o gás mostarda.

Retaliação

Mas há uma montanha de registros históricos sobre o arqui-inimigo de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial: Winston Churchill.

Churchill defendeu o uso de armas químicas durante a Primeira Guerra Mundial.

Não posso entender os escrúpulos a respeito do uso de gás

Winston Churchill primeiro-ministro britânico

“Não posso entender os escrúpulos a respeito do uso de gás”, o futuro primeiro-ministro britânico escreveu em um memorando em 1919. “Não é necessário usar apenas os gases mais letais: gases podem ser usados para causar grandes inconveniências e espalhariam um terror vívido sem ainda assim deixar efeitos permanentes sérios na maioria daqueles afetados.”

Se Hitler usasse sarin no campo de batalha, Churchill provavelmente retaliaria com suas próprias armas químicas.

A guerra é um xadrez. Hitler teria sacrificado muitas peças que não estava em condições de perder.

Ele nunca fez essa jogada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]