• Carregando...
 | Marlene AwaadBloomberg
| Foto: Marlene AwaadBloomberg

Um espectro está assombrando a Europa - o espectro do nacionalismo. Por agora, porém, é principalmente apenas isso: um espectro. Não foi capaz de ir além de sua forma fantasmológica e tomar o poder fora da Hungria e da Polônia. Em todos os outros lugares do continente, os partidos tradicionais conseguiram conter a nova e antiga raça de nacionalistas radicais de extrema-direita de tomar as rédeas do governo na última década. Como eles fizeram isso, mesmo depois da pior crise financeira em 80 anos? 

Acontece que o centro político realmente pode segurar a tomada de  poder. Pelo menos, esta é a lição da implacável e tecnocrática explosão de Emmanuel Macron, maior do que o esperado, frente à anti-imigrante e anti-União Europeia Marine Le Pen na eleição presidencial francesa. Até mesmo o desemprego de dois dígitos e os ataques terroristas semi-regulares não foram suficientes para que a Frente Nacional de Le Pen, de extrema direita, chegasse perto de 51% dos votos, especialmente porque todos os outros partidos os tratavam como párias políticos. 

O que vale a pena pensar. Afinal, por que as elites republicanas nos Estados Unidos acabaram abraçando o tipo de populismo do candidato Donald Trump, que, como sua homóloga francesa, apelava para a proibição dos muçulmanos e a tirada do país de acordos comerciais? E por que razão as elites republicanas da França - que é o que eles chamam de centro-direita também – não fizeram o mesmo? 

Algumas razões. Em primeiro lugar, Le Pen não assumiu o partido conservador chefe do seu país como Trump fez. Em vez disso, ela assumiu o partido radical de seu pai, que está tentando substituir a negação do Holocausto por um ódio mais socialmente aceitável aos imigrantes muçulmanos. Por isso, não houve qualquer pressão partidária sobre os conservadores da corrida para apoiá-la. Em segundo lugar, na França, os interesses ideológicos entre a centro-direita e a centro-esquerda não eram tão grandes que impedisse o leitor de um votar no outro. 

A camisa de força que é o euro, a moeda do continente, significa que há muita verdade na ideia de que eles estão apenas competindo para ver quem consegue implementar as preferências políticas da Alemanha. Mas terceiro, e mais importante, é a memória histórica da França de si mesmo. Não da "liberté, égalité, fraternité" de 1789, mas do "travail, famille, patrie" de 1940 - slogan do regime colaboracionista Vichy. Essa foi a última vez que a extrema-direita tomou o controle do Estado. 

O resultado tem sido um tabu duradouro. A extrema-direita, então, só pode se dar bem se a centro-direita deixar. E isso não é apenas verdade hoje. Sempre foi. Veja, os economistas descobriram que é a direita radical que faz o melhor depois de crises financeiras. Quando as pessoas não estão recebendo o que pensam que merecem, olham ao redor para ver quem está recebendo mais do que supostamente deveriam - e depois culpá-los. Às vezes, são os banqueiros que podem ter causado o acidente, mas com mais frequência são pessoas que encontram em suas vidas cotidianas. 

Por outro lado, mesmo isso não tem sido suficiente para a extrema-direita para obter uma maioria do eleitorado- pelo menos não por conta própria. Esse é o caso se você está falando sobre a Frente Nacional agora ou o Nacional Socialistas (nazistas) na década de 1930. Lembre-se, Hitler realmente perdeu sua candidatura para a presidência alemã em 1932, e os nazistas nunca ganharam mais de 37% dos votos em eleições livres e justas. Foi somente quando o conservador Paul von Hindenburg concordou com a pressão para nomear Hitler para a Chancelaria que os nazistas foram capazes de assumir. 

Assim, se os extremistas de direita querem ganhar o poder - assumindo que eles estão usando as cédulas e não balas - então eles precisam de não-extremistas de direita para vencer. Como explica Daniel Ziblatt, de Harvard, em "Partidos Conservadores e Nascimento da Democracia", às vezes eles são tão fracos que não podem evitar, ou sentem que não podem permitir que não o façam. Em outras palavras, um partido de centro-direita que não tem os recursos institucionais para controlar sua base ou o talento para chegar a novos eleitores pode ser sequestrado por ativistas de extrema-direita. Mas antes que você possa dizer "Weimar", lembre-se que hoje há uma imprensa livre e um poder judiciário independente. A boa notícia é que a Europa não precisa se preocupar com essa disseminação por enquanto. 

A má notícia é que a Europa sabe que não precisa se preocupar com essa disseminação por enquanto. A chanceler alemã, Angela Merkel, já disse que eles não deixarão o presidente francês Macron relaxar na austeridade. A Europa parece estar apostando que os partidos principais continuarão apenas a colocar em quarentena a extrema-direita e se contentarão em se revezar crucificando-se numa cruz de euros, tudo para manter vivo o sonho de 60 anos de uma união cada vez mais próxima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]