• Carregando...
Presépio “Prediletos do Senhor” | Reprodução
Presépio “Prediletos do Senhor”| Foto: Reprodução

Um presépio que retrata a sagrada família ao lado de um casal homossexual e uma prostituta foi retirada de uma exposição gratuita em um convento franciscano no centro do Rio. A obra, do artista Luciano Almeida, 38, foi criticada por grupos contrários à presença no presépio das figuras entre as imagens santas. 

Devido à pressão, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com sede em São Paulo, decidiu retirar a obra de uma exposição no convento de Santo Antônio, no centro do Rio. A ordem faz todo ano no Natal exposições de presépios em conventos pelo país. 

Segundo o autor da obra criada em 2000 e exposta no mesmo ano na Estação da Luz, em São Paulo, a polêmica nasce da má compreensão da mensagem.  Intitulada "Prediletos do Senhor", foi inspirada em texto de São Paulo sobre os desamparados da sociedade. Estão retratados na obra os enfermos, as crianças vítimas de abusos, como trabalho e prostituição infantil, pessoas obesas, um casal idoso, um detento, índios e um homem enfermo. 

Leia também: Quem são as novas caras da direita mundial

"Não importa quem você seja. É possível que em algum momento da sua vida você seja vítima de desamparo e preconceito. E são essas pessoas que eu quis retratar, há 18 anos, com essa obra. Se Jesus tivesse prediletos, seriam essas pessoas", disse Almeida. 

Apesar das diferentes figuras, o foco da polêmica foi o casal gay e a prostituta, retratada de saia, ajoelhada observando o menino Jesus. A obra é feita de barro cozido pintado. Há outras versões espalhadas no país, como uma em convento em Guaratinguetá (SP). O cenário da obra no Rio é composto de recortes de jornal. Sobre o casal gay, que aparece abraçado observando Jesus, há um recorte com a palavra "diálogos". 

Leia mais: Mercado distribui cartilha contra união homossexual e a favor da vida desde a concepção

"Em 2000, quando expusemos na Estação da Luz, não houve qualquer polêmica, pelo contrário, ganhamos um concurso popular de melhor presépio do país naquele ano. Acho que há um retrocesso da sociedade nesse sentido", disse Almeida. 

Uma segunda obra, que retrata figuras no presépio com roupas usadas em religiões de matriz africana, também foi alvo de críticas. As duas peças foram removidas da exposição gratuita no último dia 14. A retirada foi tornada pública em nota publicada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo

Escândalos

Por meio de nota, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil afirma que decidiu pela retirada para "evitar escândalos que em nada contribuem para fomentar o espírito do Natal". 

A ordem franciscana, contudo, fez uma defesa do trabalho dos artistas, ao afirmar que os presépios que agora são alvo de críticas provocam o "diálogo, a acolhida e a misericórdia", valores do Evangelho que, segundo a nota, seriam "irrenunciáveis" e que continuarão "sendo o norte" da congregação religiosa. 

Sobre a obra com a prostituta e o casal gay, a ordem afirma que o objetivo é externar dramas humanos que "Cristo da Encarnação desejou abraçar enquanto criança frágil, pequena e pobre". Jesus, segundo os franciscanos dizem na nota, seria "aquele que não veio para condenar, mas para salvar" e que "sonha com um mundo onde o respeito seja a regra e o amor a lei maior". 

A reportagem não conseguiu contato com o curador da exposição de presépios pelo país, frei Róger Brunorio. A nota não explica de onde partiram as críticas aos presépios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]