• Carregando...
O presidente-executivo do Facebook disse ontem que a rede social errou e que passará por mudanças | JOSH EDELSON/AFP
O presidente-executivo do Facebook disse ontem que a rede social errou e que passará por mudanças| Foto: JOSH EDELSON/AFP

Vazou uma troca de emails entre representantes do Facebook e da Cambridge Analytica, empresa ligada a Donald Trump que é acusado de ter utilizado ilegalmente dados de usuários da rede social. O episódio vem causando enorme transtorno à imagem do Facebook, que deverá se explicar na Justiça em vários países nos próximos dias.  

Enviados em 2015, os emails obtidos pelo Business Insider mostram a gerente de política da rede social Allison Hendrix perguntando se havia irregularidades a respeito do uso dos dados pela empresa na campanha presidencial do republicano de Ted Cruz.  

Leia mais: MP vai investigar se a Cambridge Analytica usou dados de forma ilegal no Brasil

"Me informe onde estão essas irregularidades e se eu posso enviar as informações de Relações Públicas com seu time de RP (para dividir essas informações com quaisquer veículos de mídia que entrem em contato conosco?", escreveu a executiva do Facebook.  

A resposta é de uma pessoa chamada Alex, copiando o CEO Alexander Nix e o representante de relações públicas da Cambridge Analytica. "Foi um período difícil para nós, mas eu gostaria de reiterar nosso compromisso em aderir os termos de serviço do Facebook", escreveu.  

Leia mais6 questões para entender o “vazamento” de dados do Facebook

A suspeita nasceu de artigos publicados pelos sites Fortune e Gizmodo na época. Documentos disseram que a campanha de Cruz usava dados psicológicos baseado em pesquisas de dezenas de milhares de usuários do Facebook, sendo a maioria sem permissão dessas pessoas.  

Mark Zuckerberg chegou a citar esse episódio de 2015 em sua resposta ao escândalo atual. "É contra nossa política usar dados de pessoas sem seu consentimento, então nós imediatamente banimos o app de Kogan de nossa plataforma e demandamos que ele e a Cambridge Analytica se certificassem formalmente que apagariam todos os dados adquiridos de maneira imprópria".  

Agora, a empresa é acusada de ter feito algo semelhante pela campanha de Donald Trump, algo que nega desde o início.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]