• Carregando...
Apresentador Raul Gil e banda sul-coreana no palco: “brincadeiras” geraram críticas nas redes sociais | Reprodução
Apresentador Raul Gil e banda sul-coreana no palco: “brincadeiras” geraram críticas nas redes sociais| Foto: Reprodução

Afastado de suas funções na Rede Globo, o apresentador William Waack, de 65 anos, não foi o único a ter a carreira sacudida após ser acusado de fazer um comentário racista. Em vídeo publicado na internet, o jornalista, até então à frente do Jornal da Globo, teria afirmado, irritado, que o barulho de uma buzina nas imediações de onde estava, em frente à Casa Branca, nos Estados Unidos, seria “coisa de preto”. Apesar do vídeo ter problemas de qualidade técnica no áudio, a própria emissora confirmou que, “ao que tudo indica”, os comentários foram racistas.

Outras situações também envolvendo apresentadores e consideradas discriminação racial já levaram a denúncias nas redes sociais e até à demissão. Veja:

1 – Contra a primeira-dama 

Em 2015, o apresentador Rodner Figueroa, da TV hispânica Univisión, transmitida nos Estados Unidos, foi demitido depois de comparar o rosto da primeira-dama Michelle Obama com alguém do filme “O Planeta dos Macacos”. O comentário foi feito durante um programa ao vivo, enquanto Figueroa conversava com um maquiador que ficou famoso ao se transformar em celebridades. 

Ao comentar a transformação do maquiador em Michelle Obama, o apresentador, com uma foto da primeira-dama ao lado, fez a declaração que grou polêmica. “Você sabe que Michelle Obama parece ser parte do elenco de Planeta dos Macacos”. 

Figueroa se desculpou publicamente e disse que seu comentário foi tirado de contexto. “Não posso aceitar ser chamado de racista e ser demitido por essa razão, sendo humilhado pela Univisión, depois de trabalhar lá por 17 anos”, disse ele, na época. Mesmo assim, o canal de TV não voltou atrás em sua decisão. 

2 – Acusação na ESPN 

Comentarista do programa “Bate-Bola”, da ESPN, Alê Oliveira foi acusado de racismo por uma funcionária do canal, em julho deste ano. A denúncia veio após ele ter, supostamente, chamado a maquiadora da empresa de “preta de m...”. O caso foi levado para a direção da ESPN. 

A empresa confirmou um desentendimento entre os dois, mas tomou como medida apenas a troca de horários do comentarista e da maquiadora, a fim de evitar novos conflitos. 

Alê Oliveira nega que tenha sido racista com a colega de trabalho. Poucos dias depois, “em comum acordo”, segundo nota oficial da ESPN, o comentarista deixou a emissora.

3 – Ludmilla em Brasília 

O apresentador Marcão Chumbo Grosso, da Record de Brasília, chamou de “macaca” a cantora Ludmilla, durante o programa Balanço Geral DF, no início do ano. A declaração ocorreu em meio a uma crítica pelo fato da artista não tirar fotos com fãs. “É uma coisa que não dá para entender. Era pobre e macaca. Mas pobre mesmo”, disse Marcão. 

cantora denunciou o caso nas redes sociais e Marcão foi demitido. Um mês depois, ele foi contratado pela SBT. 

4 – Trump fora de “O Aprendiz” 

Hoje presidente dos Estados Unidos, o empresário Donald Trump ficou famoso anteriormente pela criação da frase “Você está demitido”, no reality show “O Aprendiz”, transmitido pela NBC. Em 2015, a emissora norte-americana anunciou que não ele não faria mais parte do programa após comentários preconceituosos contra mexicanos feitos pelo magnata. 

As declarações de Trump foram feitas durante o discurso dele no lançamento de sua pré-candidatura à presidência. "Quando o México manda seu povo [para os EUA], manda pessoas que têm um monte de problemas e trazem esses problemas para nós", afirmou. "Eles trazem as drogas, trazem o crime, são estupradores", disse. 

O discurso também levou a NBC a cancelar a exibição do Miss Estados Unidos, na época organizado por uma das empresas de Trump. 

5 - Raul Gil e asiáticos 

Em julho deste ano, o apresentador Raul Gil fez uma série de piadas com crianças e jovens de descendência asiática em seu programa no SBT. Em uma das declarações, ele disse que o grupo, a banda sul-coreana K.A.R.D, deveria “abrir os olhos” e tentou imitar um sotaque japonês. 

Raul ainda afirmou, em outro momento, que não conseguia diferenciar um integrante do outro. 

Internautas do Brasil e da Coreia do Sul discutiram sobre as atitudes dele, com a hashtag #DoYouWantKorea. O apresentador se desculpou publicamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]