• Carregando...
Com impressão de alta definição, a Pormade consegue personalizar peças de pinus ou eucalipto. | Divulgação / Pormade
Com impressão de alta definição, a Pormade consegue personalizar peças de pinus ou eucalipto.| Foto:

A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes nos canteiros de obras e têm promovido uma verdadeira “revolução” na forma de se construir. Na busca pela otimização dos processos, muitas empresas, sendo boa parte delas startups, têm investido no desenvolvimento de novos produtos, ferramentas e sistemas que promovem a redução de custos e a menor geração de resíduos ambientais.

Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn.

As soluções vão de “tijolos” de isopor à impressão de casas em terceira dimensão, que deixam para trás as tradicionais construções em alvenaria e trazem o futuro para dentro das construções.

SERVIÇO: veja as empresas que ofertam as novas tecnologias.

Bom bloco

Um “tijolo” feito de isopor que já vem revestido com reboco. Este é o Bom Bloco, sistema que é uma evolução das construções em esferovite (painéis monolíticos de poliestireno expandido, muito comuns na Europa), no qual as placas tradicionais de 3 m x 1,5 m são fragmentadas em blocos de 33 cm x 50 cm. “Eles ainda saem rebocados da fábrica dos dois lados, prontos para receber a massa corrida e a pintura”, acrescenta Thiago Olifer, diretor de relacionamento da empresa homônima. Dispensando o chapisco e o reboco, o sistema oferece agilidade e uma economia de até 25% para a obra, além de um desempenho termoacústico cerca de 60% superior ao da alvenaria convencional. As peças podem ser utilizadas para fechamento e vedação de paredes e não tem função estrutural.

Impressão em HD

A impressão de estampas em alta definição nas chapas de madeira utilizadas no acabamento das portas é a novidade que a Pormade irá apresentar para o mercado em agosto. A diretora financeira e de marketing da empresa, Beatriz Bollbuck, conta que a tecnologia permite às chapas fabricadas com madeira de floresta plantada (de pinus ou eucalipto) ter aparência fiel às produzidas com madeira de lei, o que torna as peças ecologicamente corretas. A tecnologia também possibilita impressões que imitam mármore, bronze, metal e outros materiais, além da personalização das peças. A empresa ainda conta com batentes, guarnições e rodapés fabricados com pó de madeira e PVC, que tornam as peças resistentes à água e a cupins, prevenindo manutenções e prolongando sua vida útil.

Gestão de estoque

Gerenciar, vender e dar a destinação correta às sobras da obra é o objetivo da eStoks. Por meio de um sistema próprio de gestão, a empresa possibilita às grandes construtoras reaproveitarem internamente os excedentes entre seus diversos canteiros e, posteriormente, comercializarem no mercado o que não for reutilizado. Para as empresas menores, o serviço contempla apenas a venda direta dos materiais, seja por marketplace online ou por meio de leilões. “O sistema reduz o prejuízo financeiro decorrente dos excedentes de materiais, que podem se transformar em fontes de receita acessória. Do ponto de vista ambiental, a destinação correta e a reutilização dos materiais contribuem para reduzir a poluição no meio ambiente”, pontua Arthur Rozenblit, sócio-diretor da empresa.

Tecnologia 3D

Uma das maiores promessas da construção civil, a tecnologia de impressão 3D é a aposta da Inova House para o setor. Desde 2015, a empresa trabalha no desenvolvimento do projeto de uma impressora para módulos pré-fabricados, como cômodos ou seções de paredes prontos, a serem instalados no canteiro. “Nosso primeiro objetivo é imprimir as partes em alvenaria para que os módulos saiam da fábrica com janelas, hidráulica e elétrica pré-instaladas”, explica Juliana Martinelli, fundadora da empresa. Segundo ela, isso permitirá a redução do tempo de obra e do desperdício de materiais e a maior segurança dos trabalhadores no canteiro, reduzindo em quase 40% o valor final da construção. Até o final deste ano, a Inova House pretende comercializar a impressora 3D de menor escala, para ser utilizada em funções não estruturais, como a construção de muros e divisórias.

Gerenciamento de obra

Desenvolvido em Angola pelo engenheiro português Gregório Faria, o Sigo (Sistema Integrado de Gerenciamento de Obra) promete facilitar o controle de todas as fases e custos da construção. Integrando diversos processos – orçamento, produção, compras, contratações e financeiro – a ferramenta possibilita à empresa acompanhar em tempo real o avanço da obra e prever possíveis problemas, reduzindo custos e evitando desperdícios e atrasos na construção. “Além do sistema de gestão, o serviço conta com o acompanhamento de um técnico, que é um facilitador, um parceiro do cliente no canteiro de obra”, acrescenta João Luís Brandt, um dos idealizadores da Brandt Inteligência de Engenharia, startup curitibana que oferece o serviço.

Brandt Inteligência de Engenharia

(41) 3538-5879

www.brandtengenharia.com.brBom Bloco

(11) 3424-2716

www.bompedreiro.com.breStoks

(11) 3882-0115

www.estoks.com.br/obrasInova House 3D

www.inovahouse3d.com.brPormade

(42) 3521-2121

www.pormade.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]