• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Foi-se o tempo em que para comprar um eletrodoméstico ou escolher a cor dos ambientes os moradores precisavam carregar bloquinhos com medidas ou testar diferentes tonalidades sobre as paredes. Com a ajuda da tecnologia, estas e outras tarefas comuns ao dia a dia doméstico encontraram nos aplicativos aliados que facilitam a organização e o gerenciamento da residência, mantendo as informações ao alcance das mãos em qualquer hora e lugar.

A diversidade de apps disponíveis oferece opções que respondem a praticamente todas as necessidades do imóvel, partindo de um simples nível para a instalação precisa de uma prateleira até o controle do consumo energético de cada equipamento e cômodo da casa, com projeção do valor da fatura.

  • MEPRO - Lançado há menos de um mês, o Mepro (Meça e Procure) ajuda os moradores que estão mobiliando a casa na escolha dos eletrodomésticos ideais para cada espaço da cozinha e da lavanderia. Basta fornecer as dimensões (altura x largura x profundidade) do espaço onde o equipamento será instalado para que o aplicativo apresente as opções de compra. A pesquisa é feita com base nas principais marcas, modelos e categorias de preço dos produtos. O aplicativo é gratuito e está disponível para o sistema Android.
  • CORES - Os apps Suvinil Cores e ColorSnap (Sherwin Williams) auxiliam no processo da escolha das cores para pintar as paredes. Com eles, o usuário pode fotografar uma cor de que gosta e localizar o tom correspondente na cartela de tintas das marcas. O Coral Visualizer, por sua vez, permite simular como a cor ficará no ambiente – por meio de fotografias –, além de salvar e compartilhar os arquivos. Os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para sistemas Android e iOS.
  • iHandy Level - Gratuito para os sistemas Android e iOS, o aplicativo funciona como um prumo digital. Ao mostrar na tela a bolha de ar e os dois traços verticais, o app faz o celular funcionar como a tradicional ferramenta de nível, auxiliando o usuário em tarefas como pendurar quadros e instalar prateleiras. Quando a bolha fica bem no centro das duas marcas, significa que a superfície está plana. Antes de utilizar o app é preciso calibrá-lo.
  • My Measures e Measure & Sketch - Disponíveis para os sistemas iOS (My Measures) e Android (Measure & Sketch) gratuitamente, os apps permitem armazenar as dimensões de móveis e ambientes no celular ou tablet. Para isto, basta o usuário tirar uma foto do objeto ou do cômodo e inserir as medidas acrescentando setas, ângulos e comentários de texto às imagens. Com interfaces funcionais, os aplicativos também permitem compartilhar as informações e armazená-las em pastas. O My Measure tem uma versão PRO ao custo de UD$ 5,99.
  • Os aplicativos funcionam como uma ferramenta que ajuda quem vai comprar ou alugar um imóvel a descobrir os pontos da residência que recebem sol de acordo com o horário do dia. Os programas mostram por meio de uma bússola plana com um arco o “caminho” que o sol percorre ao longo do dia. As informações sobre as posições solares são cruzadas com a da localização do celular. O Sun Seeker (pago, US$ 9,99) está disponível para iOS, enquanto o Sun Surveyor Lite (gratuito) pode ser utilizado no sistema Android.
  • O app Casa Virtual Furnas é uma ferramenta para quem deseja economizar energia em casa. Desenvolvido pela companhia estatal, ele simula o consumo dos aparelhos elétricos dos cômodos, possibilitando que o usuário descubra quais gastam mais energia, além de dar dicas sobre como reduzir o consumo. O aplicativo também estima o valor da conta de luz e permite utilizar o telefone como lanterna. O download é gratuito para aparelhos com sistemas Android e iOS.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]