Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Conforto térmico

Aquecimento pelo piso

Sistemas de calefação pelo piso aquecem todo ambiente e utilizam o conceito do “ar quente sobe”. Com o inverno chegando, é uma boa opção para manter a casa sempre “quentinha”

  • Carolina Gabardo Belo, especial para a Gazeta do Povo
“Instalei em 90% da minha casa e estou bem satisfeito. Abri mão de uma piscina, mas um item de conforto que não quis tirar da minha casa foi a calefação.”
Virgílio Maro Sperandio, industriário |
“Instalei em 90% da minha casa e estou bem satisfeito. Abri mão de uma piscina, mas um item de conforto que não quis tirar da minha casa foi a calefação.” Virgílio Maro Sperandio, industriário
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Aquecimento pelo piso

A queda nas temperaturas com o inverno se aproximando quase dobra a procura por “pisos aquecidos”, estimam as empresas consultadas pela reportagem. Além do uso de ar condicionado ou aquecedores, o consumidor também pode escolher o sistema de calefação pelo piso pa­­ra o conforto térmico nos ambientes. Esses sistemas aquecem todo o ambiente a partir do piso, que consequentemente também fica aquecido e estende a sensação de conforto térmico. “É um sistema de irradiação de calor que usa um conceito simples da física: ‘o ar quente sobe’”, ex­­plica o arquiteto e diretor técnico da Ambiente Sis­­temas de Calefação, Pe­­dro Ernesto Zanon.Os equipamentos responsáveis pela produção de calor ficam instalados entre a laje e o piso. O consumidor escolhe a temperatura que deseja ter em seu ambiente por um termostato analógico ou digital, que fica ligado a esses equipamentos e transfere a potência necessária para a geração do calor. Os sistemas po­­dem ser abastecidos por energia elétrica, como os mo­­delos Eurocable e HotFloor, ou com água quente. Qualquer ambiente pode acomodar o sistema, sem restrições pa­­ra áreas molhadas, como boxes ou banheiras. O sistema também permite a instalação em vários tipos de pisos, como mármore, gra­ni­to, carpete, laminado, porcelanato ou madeira.

A instalação desse sistema traz pouca interferência se realizada durante as obras de construção da casa ou apartamento. Caso a opção pela calefação através do piso seja feita após a finalização das obras, é preciso quebrar o piso para a instalação do sistema. “Ainda não te­­mos a cultura da calefação. As pessoas cons­­troem casas legais, com pedras fan­­tásticas, mas esquecem de aquecer, isolar a casa. Depois precisamos quebrar e refazer todo o piso”, diz Zanon.

O sistema Eurocable prevê a instalação dos equipamentos em todo o cômodo que terá aquecimento pelo piso. Em média, o va­­lor do metro quadrado varia entre R$ 80 e 130. A HotFloor não utiliza todo o piso para a instalação do sis­­tema e determina o valor do pro­­­­duto de acordo com a potência uti­­lizada em cada ambiente. A mé­­dia de consumo de energia da Hot­­Floor fica em aproximadamente 30 watts/hora por metro quadrado. “O aquecimento pelo piso é uma alternativa sustentável ao ar condicionado. Ele não faz a movimentação do ar e não gera resíduos”, ressalta o co­or­­denador de projetos da HotFloor, Christiano Matheus Costa.

Funcionamento

Cada cômodo possui uma instalação individual, com termostato pa­­ra de­­finição da temperatura lo­­cal. A potência utilizada pelo equipamento é determinada a partir de uma sé­­rie de fatores referentes a cada es­­pa­­ço e que influenciam no aquecimento: área do ambiente, orientação solar, altura do pé direito e janelas.

Uma vez ligado, o termostato funciona para que o ambiente fi­­que com a temperatura definida pelo cliente. Quando a temperatura é alcançada, o sistema desliga au­­tomaticamente e volta a funcionar caso ocorra perda de calor. Des­­sa forma, o consumo de energia elé­­trica é constante e não de­­manda mais potência para aquecer novamente todo o cômodo.

Segundo os responsáveis pelos sistemas, não há nenhuma manutenção a ser feita. O único cuidado que o cliente deve ter é com possíveis perfurações do piso, que po­­dem atingir os cabos responsáveis pelo aquecimento e afetar o fun­­cio­namento do sistema. Nesses casos, equipamentos identificam onde ocorreu a perfuração e a ma­­nutenção é local, ou seja, realizada em uma área pequena, sem a ne­­cessidade de remover todo o piso.

“Indico para meus clientes o uso da calefação pelo piso porque aquece todo o ambiente e pode ser colocado em vários tipos de revestimento. O ambiente fica confortável e aconchegante, sem causar desconforto como o ar condicionado. Além disso, não precisa se preocupar com manutenção”, co­­­menta a designer Luciana Baggio.

Para calefação pelo piso com água quente, o termostato é ligado a um gerador de água quente abastecido à gás, como os utilizados em chuveiros, para definir a potência do sistema, e a uma bomba para a captação da água que irá correr por baixo do piso e aquecer o am­­biente. O valor do metro quadrado fica em aproximadamente R$ 250 e para compensar o investimento nos equipamentos, recomenda-se a instalação em pelo menos cinco cômodos, diz o gerente comercialda Água Quente, Fernando César de Oliveira.

Benefícios

O industriário Virgílio Maro Spe­­randio planejou a instalação do sistema de calefação pelo piso em sua casa há dois anos, antes de iniciar a construção. Ele optou pelo produto elétrico após fazer uma pesquisa sobre todos os sistemas disponíveis no mercado e destinou 5% do valor da obra para a ins­­talação. “Instalei em 90% da mi­­nha casa e estou bem satisfeito. Abri mão de uma piscina, mas um item de conforto que não quis tirar da minha casa foi a calefação.”

Ele conta que não tinha calefação em casa, mas percebeu os benefícios que o sistema traz quando morou alguns anos nos Estados Unidos. “Lá, senti a diferença entre ter e não ter o sistema dentro de casa. Hoje durmo com um cobertor fino e tomo banho sem lamentação por causa do frio”, diz. Em dois anos de uso, Sperandio passou por invernos em que fora de sua casa os termômetros marcavam -3°C e dentro, 22°C. “No primeiro inverno a instalação já valeu a pena. Tive um acréscimo de aproximadamente 15% na conta de luz, o que é perfeitamente viável”, diz.

Antes de instalar o sistema em todos os cômodos do apartamento onde mora, a decoradora Izaura Muller contava com a calefação pelo piso apenas no banheiro. Ela optou pelo sistema para avaliar o produto que indicava a seus clientes e percebeu o conforto térmico que o produto traz. “Era maravilhoso. Tinha vontade até de dormir no banheiro”, lembra. Depois que mudou de apartamento, Izaura optou pelo sistema em toda a casa. “Dentro de casa fico com roupa de verão no inverno. O interessante é que o equipamento liga e desliga automaticamente. É um custo a mais na conta de luz que é compensado pelo conforto.”

Serviço:

Água Quente – Rua Tibagi, 927, Centro. Fone: (41) 3224-2305.

Ambiente Sistemas de Calefação – Rua 21 de Abril, 551, Alto da Glória. Fone: (41) 3262-8744.

HotFloor – Rua Gutemberg, 425, Batel. Fone: (41) 3343-3003.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Imóveis

PUBLICIDADE