• Carregando...
Eurico Borges dos Reis criou a primeira reserva natural de Curitiba, antes mesmo da lei. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Eurico Borges dos Reis criou a primeira reserva natural de Curitiba, antes mesmo da lei.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Você já pensou em ser dono de uma reserva natural? Em Curitiba, os proprietários de áreas com grandes maciços vegetais têm esta possibilidade. Desde 2006, a legislação municipal permite a criação das chamadas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs) e oferece incentivos fiscais e financeiros para quem opta por preservar a mata nativa, ao invés de construir no terreno ou vendê-lo para uma incorporadora.

GALERIA: Confira fotos da reserva natural Cascatinha

Passo a passo

A iniciativa para a transformação de uma área verde em reserva natural parte do proprietário do imóvel. Para isso, ele precisa executar algumas etapas antes de usufruir da contrapartida ofertada pela legislação. Confira.

Leia a matéria completa

O empresário Eurico Borges dos Reis, diretor do Grupo Borges dos Reis, é um dos proprietários que já tiveram esta iniciativa. Em 2002, antes mesmo da publicação da lei, ele decidiu transformar uma área de 8,2 mil m² que integrava o banco de terrenos da empresa na reserva do Cascatinha, a primeira da cidade. “Meu filho descobriu que esta área era onde os antigos imigrantes italianos tomavam água. Como minha família tem uma ligação com eles e com o bairro, resolvemos criar a reserva”, conta.

Como contrapartida à decisão de Reis e dos donos das outras 14 reservadas já criadas, a prefeitura oferece a isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e concede títulos referentes ao potencial construtivo do imóvel, que é renovado a cada 15 anos e pode ser comercializado no mercado imobiliário.

Os proprietários também podem explorar economicamente a área com atividades relacionadas à pesquisa e ao ecoturismo, além de educação ambiental e unidades terapêuticas. “Entendemos os incentivos como uma justiça que se faz ao proprietário que mantém o compromisso de perpetuar a área que tem valor pela sua biodiversidade e qualidade de vida que proporciona à cidade”, avalia Alfredo Trindade, superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Benefícios

Os proprietários concordam com o superintendente e avaliam de forma positiva os incentivos, que tornam o processo atrativo, mas defendem que ainda há o que melhorar. Terezinha Vareschi, proprietária da reserva Airumã e presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave) diz não considerar justo que o proprietário arque sozinho com as despesas para a criação da reserva. Ela também acredita que incentivos aos imóveis em processo de inventário ou que tenham dívidas de IPTU contribuiriam para a criação de novas áreas de proteção.

28,5 mil m²

é o total de potencial construtivo emitido pelo município até agosto de 2015 aos proprietários das RPPNMs. De acordo com a prefeitura, a cidade tem cerca de mil áreas com potencial para serem transformadas em reservas naturais.

Na avaliação de Reis, levando-se em conta apenas o aspecto econômico, o processo ainda não compensa totalmente, pois o potencial geralmente tem seu valor depreciado na venda. “A médio e longo prazo deverá compensar economicamente. Hoje, ainda é preciso ter o coração um pouco ‘verde’, mas ele já não é só ‘verde’”, pontua.

A criação de uma reserva particular é um ato voluntário do proprietário do terreno, que continua sendo dono da área, e não pode ser revertida. “Apesar dos desafios, vale a pena manter a floresta preservada”, resume Terezinha.

  • Vista da reserva natural Cascatinha, que foi a primeira criada em Curitiba.
  • Reserva foi criada em 2002, antes mesmo da publicação da lei.
  • Exemplares de Araucárias também estão presentes na reserva.
  • Mata nativa preservada soma 8,2 mil m².
  • Segundo Eurico Borges dos Reis , proprietário da reserva, os antigos imigrantes italianos utilizavam a água que corta a mata.
  • Muito verde e diversidade de espécies são características comuns nas reservas particulares.
  • Detalhe da flora presente na reserva Cascatinha.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]