• Carregando...
Produto custa 25% mais do que a versão tradicional, mas compensa pelo valor agregado. | Jonathan campos/Gazeta do Povo
Produto custa 25% mais do que a versão tradicional, mas compensa pelo valor agregado.| Foto: Jonathan campos/Gazeta do Povo

As construtoras têm investido cada vez mais em tecnologias que trazem a sustentabilidade para dentro de suas obras. Uma das mais recentes delas é a utilização do chamado bloco verde para a pavimentação de calçadas, passeios e estacionamentos.

Produzido a partir das cascas de ostras e mariscos, o “paver ecológico” substitui as peças tradicionais tendo como um de seus principais benefícios a utilização, e consequente redução, dos resíduos da maricultura.

Uma das obras que conta com o pavimento em Curitiba é o Reserva Natural Portofino, em construção pela Portofino Engenharia, empresa do Grupo Borges dos Reis. A opção pelo pavimento, de acordo com Newton Borges dos Reis, diretor do grupo, está alinhada ao conceito do condomínio – que prevê soluções sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva – e à visão ecológica da empresa. “Nos preocupamos com isso há muitos anos. Logo, optamos pelo paver ecológico por ele ser fabricado com um material que antes seria inutilizado e que levaria muitos anos para se decompor na natureza”, diz.

A engenheira ambiental da Blocaus, Bernadete Batalha Batista, que desenvolveu o produto, conta que o bloco é 20% mais resistente do que o paver tradicional, o que é outra vantagem do sistema. “A resistência se dá pela reação química que ocorre entre o cimento e o resíduo das cascas – rico em cálcio –, que substitui as areias fina e média na composição do bloco”, explica. Ela acrescenta, ainda, que o processo de produção também não gera resíduos, pois a água da lavagem das peças é reaproveitada e o lodo restante utilizado na produção de substrato para uma horta comunitária.

Os resíduos de maricultura usados no produção são provenientes de centros de pescadores, por meio de convênios entre a empresa e as prefeituras de Santa Catarina.

Investimento

O investimento na aquisição do pavimento verde, de acordo com Reis, foi entre 20% e 25% superior ao do paver tradicional. “O custo é um pouco mais elevado do que o do pavimento comum, mas vale a pena. Ele agrega um valor intangível ao produto, além de agradar os clientes”, destaca.

Além do bloco verde, a Blocaus também trabalha com blocos estruturais e para vedação fabricados com as cascas de mariscos.

Características

Conheça detalhes do “paver de marisco”.

  • Composição: cimento, pedrisco, resíduo de maricultura*, pó de pedra e aditivo.
  • Dimensões: 10 cm de largura x 20 cm de comprimento x 6 cm, 8 cm ou 10 cm de espessura.
  • Acabamento superficial: diversidade de cores e formatos.
  • Limpeza: jato d’água e sabão neutro.
  • Serviço: Blocaus Pré-Fabricados (48) 3243-3444 / (48) 8405-3023
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]