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Lançamentos residenciais acompanham o traçado do metrô; Veja a localização no mapa |
Lançamentos residenciais acompanham o traçado do metrô; Veja a localização no mapa| Foto:
  • Veja no infográfico os 18 residenciais que serão lançados próximos ao metrô
  • Perspectiva do Ippuc de uma futura estação do metrô na Avenida República Argentina, em frente ao supermercado Angeloni (ao fundo)

Em cidades como Paris e Londres, ou mesmo São Paulo, qualquer local perto de uma estação de metrô é valorizado. A proximidade com o modal de transporte, que é sinônimo de rapidez e conforto, é fator crucial na formação de preços dos imóveis. Em Curitiba, as discussões do metrô se intensificaram desde 2006, mas apenas há alguns meses, com a confirmação da parcela federal no investimento, é que o projeto deu sinal de que sairá do papel. Ainda assim há quem critique uma intervenção deste tamanho na cidade agora ou mesmo que não acredite que as obras acontecerão.

O fato é que, pelo menos, 18 grandes lançamentos residenciais estão à venda no raio de duas quadras ao longo da primeira etapa do projeto, da Cidade Industrial de Curitiba ao Centro. A pesquisa Perfil Imobiliário 2011 também aponta que o Água Verde e o Pinheirinho, dois dos bairros vizinhos ao novo meio de transporte, concentram 10% e 9%, respectivamente, de todos os lançamentos de 2011 da cidade – atrás apenas da região do Ecovile (11%).

São apartamentos de um, dois e três quartos, de diferentes faixas de preço. Pela lógica do mercado atual, a faixa mais valorizada do traçado do metrô vai do Centro ao Portão – cerca de R$ 5 mil o metro quadrado. Dali até o Pinheirinho, os preços são mais baixos: uma média de R$ 3 mil o metro quadrado. Ainda assim, a expectativa é de que, principalmente depois do início das obras, no segundo semestre de 2012, os valores dos terrenos e, consequentemente, dos empreendimentos do entorno sofram um aumento. De quanto exatamente só o mercado dirá com o tempo, mas uma pesquisa de 2010 da Companhia do Metro­politano de São Paulo aponta que a valorização dos imóveis do entorno de uma das linhas de metrô mais nobres da cidade, a linha 4 ou amarela, é de até 30%.

Por aqui, só nos dez primeiros meses deste ano, a valorização média dos imóveis dos bairros cortados pela primeira fase do projeto foi de 16%, em relação ao mesmo período do ano passado. O porcentual é do Sindicato da Habi­tação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) e tem como base as unidades (usadas) de três quartos, presentes em todos os bairros cortados pelo futuro metrô.

Nos plantões de venda, os corretores vêm usando o novo meio de transporte como argumento de comercialização. "Mas os incorporadores em geral ainda têm cautela em se manifestar porque é uma obra que depende do Poder Público. Com o início das licitações, no entanto, acredito que o metrô passará a ser um atrativo também no portfólio dos lançamentos", avalia Luiz Augusto Brenner Rose, diretor da imobiliária Lopes, empresa responsável pela intermediação da maioria dos novos empreendimentos ao longo da primeira fase do metrô.

O efeito dos trilhos

Para o arquiteto da Supervisão de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) Reginaldo Reinert, o metrô será um agente modificador da paisagem da cidade, principalmente nos bairros do Sul – do Capão Raso à CIC –, onde ainda há muito espaço para adensamento populacional. Para ele, as vantagens construtivas de vias estruturais como as avenidas República Argentina e Winston Churchill, criadas na década de 1970, como a possibilidade de prédios mais altos e empreendimentos mistos (residenciais e comerciais), serão melhor aproveitadas, em semelhança ao que ocorreu na Sete de Setembro.

Em tempos de expansão do número de automóveis, o Ippuc aproveita o projeto do metrô para fazer mais uma queda-de-braço com os veículos, a exemplo do polêmico calçamento da Rua XV de Novembro, em 1972. As canaletas dos expressos vermelhões serão substituídas por espaços verdes e ciclovias.

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