• Carregando...
Água  Verde concentra a maior parte (5,7%) do estoque de imóveis usados à venda  em Curitiba. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Água Verde concentra a maior parte (5,7%) do estoque de imóveis usados à venda em Curitiba.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O estoque de imóveis residenciais usados à espera de compradores cresceu 5,3% no último ano, acirrando a disputa com as unidades novas no mercado de Curitiba. Em fevereiro, a oferta somava 18,5 mil unidades, 900 a mais do que no mesmo mês de 2014. Os apartamentos concentram mais da metade do total de unidades disponíveis, 57,7%, seguido pelos sobrados (21,8%) e as casas de alvenaria (20,2%). Os dados são do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR).

A entrega de imóveis novos, resultado da finalização de empreendimentos lançados entre 2009 e 2011, é apontada pelos especialistas como o principal fator para o crescimento da oferta de usados. De acordo com Marlon Luís Moser, gerente de vendas da Imobiliária Razão, essas unidades entram na carteira das imobiliárias como imóveis prontos de terceiros, sendo cadastrados como usados para revenda. “O mercado vende, em média, 900 imóveis por mês. Logo, estamos falando em mercadoria para quase dois anos”, analisa Maurício Ribas Moritz, presidente do Inpespar.

Outro dado que chama a atenção é a participação dos apartamentos de três dormitórios na oferta. Ao todo, são 5,1 mil unidades. “Eles sempre representaram o maior mercado porque são os mais procurados pelas famílias. Além disso, atendem diferentes públicos, pois há apartamentos de três dormitórios de 60 m² até 170 m² de área útil, em média”, explica Moser.

Por bairro

Valorização

A variação do preço médio acumulado nos últimos doze meses até fevereiro para os imóveis residenciais usados à venda em Curitiba ficou em 8,2%. O índice é muito próximo ao registrado pela inflação do período, que foi de 7,7%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).Segundo o presidente do Inpespar, Maurício Ribas Moritz, o preço dos usados, que antes dava retorno sempre acima da inflação, começa a ficar mais próximo dela, mas ainda garante que os imóveis não percam valor.

Segundo o levantamento do Secovi-PR, o bairro com maior número de imóveis disponíveis para venda é o Água Verde, que concentra 5,7% do estoque. A grande extensão do bairro e sua localização privilegiada, que favorece a verticalização, são alguns dos fatores que explicam a fartura de usados à venda. A proximidade do Centro e a infraestrutura disponível – com transporte público, lojas e shopping s – são outros chamarizes. “O Água Verde é a menina dos olhos dos incorporadores. Ele também é um bairro democrático, pois tem desde prédios mais simples a edifícios espetaculares, ofertando moradias para todos os bolsos”, diz Moritz.

O Centro aparece na segunda colocação, com 5,3% da oferta. Bairros mais afastados da região central, como Santa Felicidade e Uberaba, também encabeçam a lista, correspondendo a 4% e 3,5% dos imóveis, respectivamente. Segundo Moser, os sobrados e condomínios fechados são os principais responsáveis pelo estoque dessas regiões que têm vida própria, fazendo com que os moradores não precisem de deslocar até o Centro para realizar suas tarefas simples do dia a dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]