• Carregando...

Quem não pode ou não quer arcar com os custos e os transtornos de uma reforma pode fazer da decoração uma aliada ao conforto acústico. Soluções simples, como a atenção dada às cortinas, contribuem para a redução do ruído, além de trazer personalidade para os ambientes.

O arquiteto Thiago Salcedo, sócio da Union Architectural Concept, explica que os tecidos mais pesados, como veludos grossos, não reverberam o som, podendo ser aplicados nas cortinas para “segurar” a transmissão do ruído. “Para ajudar na acústica interna, também é preciso que a cortina tenha bastante tecido, sem ficar esticada quando fechada”, acrescenta.

Planejar o mobiliário e adaptar nele algumas soluções relacionadas à construção civil é outra forma de reduzir a troca de ruídos entre as unidades. Um armário sob medida que vá do piso ao teto, por exemplo, pode receber uma camada de lã de rocha no fundo, fazendo com que o móvel produza um efeito parecido ao de uma parede de drywall no que se refere ao isolamento acústico.

Abusar do uso de tapetes, carpetes e outros elementos decorativos é mais uma forma de criar barreiras contra a dispersão do som, além de reduzir a incidência de eco nos ambientes. “A onda sonora se perde no ar e reduz sua força quando encontra uma barreira, transmitindo quase nada ou morrendo nela”, explica o arquiteto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]