• Carregando...
Zoneamento urbano na área da Nilo Peçanha permite edificações de poucos andares, o que contribui para o aspecto bucólico da via. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Zoneamento urbano na área da Nilo Peçanha permite edificações de poucos andares, o que contribui para o aspecto bucólico da via.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Área de ocupação antiga na cidade, a Rua Nilo Peçanha parece ter parado no tempo. Nem a proximidade com o Centro e com outras importantes vias da capital interferem no seu cenário bucólico e de edificações com poucos pavimentos, característico das chamadas “ruas de bairro”. Isso não significa, no entanto, que ela seja desmerecida face aos endereços vizinhos. Pelo contrário, especialistas vislumbram grande potencial de valorização da via, principalmente devido à expectativa de novos lançamentos imobiliários na região.

GALERIA: Confira imagens da Rua Nilo Peçanha

Novo projeto pode mudar o cenário da Nilo Peçanha

A presença de áreas disponíveis para construção de novos empreendimentos, aliada à proximidade com o Centro Cívico e com alguns parques da cidade, é vista pelos especialistas como um fator que deve estimular a valorização da Rua Nilo Peçanha. A expectativa do mercado gira em torno do que será construído no terreno que abrigava o antigo Hospital Psi

Leia a matéria completa

Uma das explicações para a maciça presença de casas e a escassez de empreendimentos verticais na rua – que costumam ser sinônimos de expansão imobiliária e densidade populacional – é o zoneamento da Nilo Peçanha. Robinson Diz Muniz, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), conta que do seu início, na Praça do Redentor até a Rua Carlos Pioli, os imóveis são classificados como ZR-3, e que a partir dela a zona é de ZR-2. Tais parâmetros permitem construções de até três e dois pavimentos, respectivamente, com possibilidade de ampliação por meio da aquisição de potencial construtivo.

Advogado e político

Nascido em 1867, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Nilo Procópio Peçanha dedicou-se à vida pública tendo assumido diversos cargos durante sua carreira política. Formado em Direito, foi um dos fundadores do Clube Republicano e deputado na Assembleia Nacional Constituinte durante o governo provisório de Marechal Deodoro da Fonseca.

Peçanha também foi governador e senador pelo estado do Rio de Janeiro, além de vice-presidente da República no governo de Afonso Pena. Com a morte do então presidente, em 1909, o político assume o cargo, no qual foi responsável por restaurar o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.

Outras medidas de seu governo referem-se à criação do Serviço de Proteção ao Índio e ao desenvolvimento do ensino técnico no país. Nilo Peçanha faleceu em 1924, no Rio de Janeiro.

Rua mista

Para Sidney Axelrud, sócio-proprietário da Cibraco Imóveis, que atua na região, uma das mudanças mais perceptíveis na via é o fato de ela estar se tornando uma rua mista, no qual as residências estão dando lugar a endereços comerciais, principalmente aos relacionados à oferta de serviços, como escritórios de advocacia e de contabilidade.

Um destes “novos” negócios é o Curitiba Backpackers, Hostel instalado em um sobrado na Nilo Peçanha há quatro anos. O gerente Dawson Martins conta que, além das características da construção – que anteriormente abrigava uma república –, a localização do imóvel pesou na escolha do endereço. “Estamos em um bairro nobre, em uma região tranquila e próxima ao centro histórico, ao shopping [Mueller] e às baladas, o que é perfeito para os turistas”, avalia.

Martins acrescenta, ainda, que consegue resolver as tarefas do dia a dia do negócio nas redondezas, sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade, e que considera o endereço seguro. Mesmo assim, não é comum se encontrar pessoas caminhando pela extensão da rua.

Comerciante e moradora da Nilo Peçanha há 48 anos, Márcia Josélia Grubba Pereira concorda com Martins em relação à segurança, mas reclama do fluxo intenso e da velocidade dos veículos em determinados trechos da rua. Tal característica é resultado de a Nilo Peçanha funcionar como uma via de acesso à região norte de Curitiba – herança de quando fazia a ligação entre as colônias de imigrantes e o centro da cidade – e ao município de Almirante Tamandaré, como lembra Muniz.

  • Árvores e muito verde são características do cenário da Nilo Peçanha.
  • Presença de casas é comum na extensão da via.
  • Colégio Estadual Prieto Martinez, localizado no nº 557 da rua.
  • Terreno onde funcionava o antigo Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, que deverá receber investimentos do setor imobiliário.
  • Sobrados e casas ocupam boa parte da via, que conta com poucos prédios.
  • Rua Nilo Peçanha funciona como via de acesso à região norte de Curitiba e ao município de Almirante Tamandaré.
  • Moradora da rua há 48 anos, Márcia Josélia Grubba Pereira mostra foto antiga do endereço.
  • A tranquilidade e o verde da Nilo Peçanha contrasta com os edifícios da região central de Curitiba.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]