• Carregando...
A manutenção dos aquecedores deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
A manutenção dos aquecedores deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de uns poucos dias de trégua, as temperaturas baixas estão de volta. Nestes dias de frio mais intenso, lavar a louça e até tomar banho podem se transformar em verdadeiros pesadelos para quem não dispõe de aquecedores e precisa enfrentar a água gelada para manter a casa e a higiene pessoal em ordem. Nos imóveis que contam com o equipamento, a preocupação está relacionada à correta manutenção do aparelho.

Siga a @gpeconomia no Twitter.

Para garantir o bom funcionamento do aquecedor e, principalmente, a segurança de quem usa o equipamento, é preciso que ele passe por revisões periódicas, realizadas por técnicos capacitados. Além de garantir água quente e conforto para a família, tal procedimento previne a ocorrência de acidentes, como explosões e até a morte por intoxicação por monóxido de carbono, gás resultante do processo de combustão do aparelho.

Leia também: novas tecnologias ajudam a aquecer a casa no inverno.

Por isso, a recomendação dos fabricantes é a de que a revisão seja realizada, no mínimo, uma vez por ano. Ao menor sinal de problema, contrate o serviço de manutenção, que deve ser executado por empresas credenciadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).

Confira os sinais que podem indicar o mau funcionamento do aquecedor a gás.

Cor da chama

Nos equipamentos antigos, chamas de tom avermelhado sinalizam que o aparelho precisa de regulagem. A chama ideal tem coloração azulada, semelhante à dos queimadores do fogão.

Fuligem

A emissão de fuligem escura pelo sistema de exaustão é sinal de que algo não está funcionando adequadamente. A mudança de cor da capa do aparelho, que é geralmente branca, também demanda atenção.

Ruído e aquecimento

Outra dica é acompanhar o funcionamento do aparelho para detectar ruídos incomuns e/ou verificar se ele está aquecendo muito. Quaisquer alterações nestes padrões devem ser verificadas pelo técnico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]