• Carregando...
O  IST em Construção Civil conta com três Laboratórios Polo Avançados nas cidades de Maringá, Cascavel e Pato Branco. | Divulgação/Senai
O IST em Construção Civil conta com três Laboratórios Polo Avançados nas cidades de Maringá, Cascavel e Pato Branco.| Foto: Divulgação/Senai

A construção civil do Paraná está prestes a ganhar um reforço extra para garantir a qualidade de suas obras. Está previsto para o segundo semestre deste ano o término da fase de implantação do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST), localizado em Ponta Grossa. Projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o instituto atua no desenvolvimento de soluções em segurança e qualidade das edificações por meio da prestação de serviços metrológicos [testes] e de consultorias para empresas do estado.

Com a conclusão da obra do novo prédio, prevista para o mês de julho, o IST irá ampliar sua área de 800 m² para 2 mil m² e ganhará três novos laboratórios – de química, cimento e tecnologias construtivas, voltado ao atendimento da norma de desempenho NBR 15.575 –, além de potencializar o atendimento de outros dois, de solos e pavimentação e argamassa, que hoje funcionam parcialmente. Serão mantidas, ainda, as atividades dos laboratórios de cerâmica vermelha, minerais e concreto, que já atendem em sua capacidade. “O instituto está em funcionamento desde 2014 em Ponta Grossa. Com a conclusão da obra iremos ampliar nosso atendimento atuando focados emsituações-problema”, aponta Henry Carlo Cabral, gerente da Unidade Senai de Ponta Grossa.

Rede

Localizado em Ponta Grossa, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST) conta com três Laboratórios Polo Avançados nas cidades de Maringá, Cascavel e Pato Branco, que funcionam como uma extensão do instituto no atendimento às empresas. Segundo Henry Carlo Cabral, gerente da Unidade Senai de Ponta Grossa, há expectativa para a instalação ainda neste ano de um quarto laboratório avançado, desta vez em Curitiba.

Frentes de atuação

O projeto dos ISTs em Construção Civil teve início em 2013 e levou os institutos para outras quatro localidades: Maranhão, Bahia, São Paulo e Distrito Federal. No Paraná, o objetivo de desenvolver e otimizar processos e produtos dentro de toda a cadeia da construção civil faz o instituo atuar em diversas frentes.

A primeira delas refere-se à realização de análises e testes físicos e químicos para garantir a eficiência e o cumprimento das normas pelos produtos utilizados nas obras. Para uma empresa que precisa de um bloco de concreto com determinada resistência, por exemplo, o IST testa as peças para verificar se estão ou não de acordo com o esperado, investigando as possíveis causas da deficiência.

Se a empresa não souber corrigir o problema, o instituto entra com a oferta da consultoria para adequá-lo às normas vigentes. Cabral conta que a consultoria pode ser realizada de forma independente, sem a necessidade dos testes prévios, para empresas que desejam montar uma indústria, pesquisar novos produtos, se adequar ao Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e melhorar seus processos produtivos ou de gestão. “Também auxiliamos as empresas na busca de linhas de fomento para o desenvolvimento de produtos”, acrescenta o gerente.

Ainda na avaliação de Cabral, ao servir de ponto de apoio para auxiliar as empresas na resolução de seus problemas, o instituto traz benefícios para a comunidade, que pode ter a certeza sobre a qualidade do imóvel que está adquirindo [ou onde mora], atestada pela referência que é o Senai.

Laboratórios

Confira alguns dos principais serviços de ensaios em materiais e produtos e de consultorias que o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST) oferece.

  • Cerâmica vermelha: ensaios em matéria-prima – argila; bloco cerâmico; telha cerâmica; e laje cerâmica.
  • Minerais: ensaios físicos; e beneficiamento de areia e de brita.
  • Química: ensaios químicos; difração e fluorescência de raio-x.
  • Solos e pavimentação: ensaios de granulometria; caracterização física e compactação de solos; cisalhamento triaxial; adensamento e resistência ao cisalhamento; determinação de estabilidade Marshall; e densidade aparente de betumes.
  • Concreto: ensaios em blocos e telhas de concreto; pavers; controle tecnológico; dosagem do concreto; módulo de elasticidade; resistência; absorção; “Slump Test”; e dureza.
  • Argamassa: ensaios em argamassa de assentamento, de revestimento e colante; controle tecnológico; ensaios de resistência; retenção de água; teor de ar; densidade de massa; índice de consistência; resistência de aderência e determinação do deslizamento.
  • Cimento: ensaios de tempo de pega; índice de finura; expansibilidade Le Chatelier; resistência à compressão; pasta de consistência normal; e massa específica.
  • Tecnologia Construtiva: ensaios que envolvem desempenho estrutural, térmico, acústico e lumínico dentro da NBR 15.575; segurança contra incêndio; estanqueidade à água; flexão em vigas, lajes e painéis, além da elaboração de catálogos técnicos e manuais de uso, operação e manutenção de edificações.
  • Consultorias: em melhoria no processo produtivo; implantação, adequação e manutenção do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H); Programa Setorial de Qualidade (PSQ); Lean Construction; Sistema BIM e simulações de eficiência energética; soluções técnicas em processos construtivos; e construção sustentável.
  • Informações: (42) 3219-4900 | www.senaipr.org.br.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]