• Carregando...
Conforto térmico e acústico ajuda a economizar energia na climatização dos ambientes | Fotos: Marcelo Stammer/ Divulgação
Conforto térmico e acústico ajuda a economizar energia na climatização dos ambientes| Foto: Fotos: Marcelo Stammer/ Divulgação

Alternativa

Sistema dá novas soluções aos clientes

A opção da Construtora Monreal em investir na oferta do sistema de construção em steel frame, além da alvenaria, surgiu com o convite feito pela LP Building Products – especializada na fabricação de produtos para construção pelo método – para que os sócios conhecessem de perto as possibilidades do método nas construções erguidas no Chile. "Lá, todas as casas de alto padrão são de steel frame. Para o nosso cliente, que é exigente, o sistema traz vantagens", diz Cassiano Garcia, sócio da empresa.

Para isso, a Monreal construiu uma obra-teste em um condomínio fechado em Curitiba, que serviu como show house para que clientes e arquitetos conhecessem a tecnologia. "Não poderíamos oferecer a solução para os clientes se não a dominássemos", afirma Guido Garcia, sócio da Monreal.

Para demonstrar todas as possibilidades do material, as arquitetas Andrea Sano e Lisandrea Campanelli desenvolveram um projeto contemporâneo, bastante diferente da clássica casa colonial americana que vem à mente quando se fala no sistema construtivo. O imóvel apresenta grandes vãos livres, pé-direito duplo de quase sete metros e uma aparência muito similar a das construções em alvenaria. "Em nenhum momento precisamos limitar alguma solução em função do sistema construtivo", afirma Andrea. Ela lembra que uma das grandes diferenças de um projeto em steel frame é que nele todas as definições referentes à estrutura, como passagem de tubulação e nichos, são feitas antes do início da obra, ao contrário do que ocorre nas construções de alvenaria.

A tecnologia steel frame, consagrada em países como Estados Unidos e Chile, tem ganhado mais espaço na construção civil no Paraná. Apoiado no uso de estrutura de perfis de aço leve e com menor geração de resíduo, o método vem sendo adotado por construtoras tradicionais no mercado, como a Monreal, de Curitiba. Atuando há mais de uma década em obras de alvenaria convencional, a empresa decidiu apostar na nova opção de sistema construtivo. Há pouco mais de um mês lançou residências de alto padrão no sistema.

O produto superou a expectativa dos sócios da empresa, o administrador Guido Garcia e o engenheiro civil Cassiano Garcia. Antes mesmo do lançamento oficial do projeto, a Monreal negociou cinco obras, sendo três delas para início imediato e outras duas com previsão de construção para o final deste ano. "Além dos contratos fechados, recebemos uma série de projetos para orçamento", conta Cassiano.

O preço competitivo do metro quadrado construído – entre R$ 2,7 mil e 3,8 mil, de acordo com os acabamentos escolhidos pelo cliente, o mesmo das construções em alvenaria convencional na Monreal – , pode ser elencado como um dos fatores do sucesso do projeto. Outro ponto destacado por Guido é o nível maior de informação dos clientes, que já chegam à empresa pedindo pela solução.

Vantagens

Uma das principais vantagens do steel frame é a redução do prazo para a conclusão da obra, que pode ser finalizada em até metade do tempo se comparado à uma construção convencional. Para Cassiano, além de ter a casa disponível em menos tempo, isso faz com que o cliente gaste menos com aluguel ou possa colocar o imóvel onde mora à venda em um prazo mais curto.

A economia de recursos, como materiais e mão de obra, e a redução dos resíduos no canteiro, garantida pela industrialização do processo, são outras características do sistema. "Utilizando o steel frame, retiramos entre duas e três caçambas de resíduos durante toda a obra. Nas construções de alvenaria, este número sobe para uma a cada dez dias", avalia Cassiano.

A tecnologia também promove o melhor desempenho térmico e acústico da construção, comparado às obras tradicionais. O conforto acaba em economia, pois é necessário menos energia para a climatização dos ambientes.

A arquiteta Andrea Sano lembra que uma possível reforma ou ampliação também é facilitada pelo método, mesmo que a construção anterior seja de alvenaria. "Há interface entre o sistema construtivo tradicional e o steel frame. Nele, as reformas são mais rápidas, leves e econômicas", explica.

Por virem prontas de fábrica, as chapas metálicas ainda reduzem a níveis milimétricos a margem de erro das dimensões dos ambientes. Isso possibilita pensar nos móveis e na decoração já no início da obra, o que agiliza a mudança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]