• Carregando...
 | Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

Menores de 21 anos não terão mais a pena atenuada e nem a redução da prescrição de crimes, caso proposta aprovada nesta terça-feira (7) na Câmara dos Deputados também tenha parecer favorável no Senado. O plenário da Casa aprovou dois projetos de lei que retiram esses benefícios para essa faixa etária, previstos nos artigos 65º e 115º do Código Penal.

A proposta, alterada por uma emenda substitutiva do deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), incluiu, por outro lado, a permissão para que maiores de 16 anos e menores de 18 anos possam fazer queixa nas delegacias sem a presença de adulto responsável. Na mudança dos artigos 65º e 115º do Código Penal, foram mantidos ainda os benefícios para maiores de 70 anos.

Opinião da Gazeta: A maioridade penal e as cláusulas pétreas

Na justificativa, o deputado Capitão Augusto (PR-SP), autor de um dos projetos, afirma que os ajustes na lei são fruto de um clamor da sociedade. “Nos tempos atuais, em que a sociedade clama inclusive pela redução da maioridade penal, essa norma já não se coaduna mais com a postura que o povo brasileiro espera legitimamente que exista diante da prática de um delito”, escreveu.

Internação pode subir

Está para ser decidida também, em comissão especial da Câmara, a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que amplia de três para até dez anos o prazo máximo de internação de menores, no caso em que a infração levar à morte da vítima.

Preparado pelo relator Aliel Machado (Rede/PR), o texto prevê uma gradação do tempo de internação, segundo a faixa etária do infrator. Pela proposta, quem tiver entre 12 e 14 anos incompletos poderá ficar internado até três anos se cometer crime que resulte em morte. O limite aumenta para cinco anos, no caso de a infração ser cometida por menor com 14 anos até 16 anos incompletos. A medida mais severa - dez anos de internação - é destinada a quem tiver entre 17 e 18 anos.

Leia também: Projeto aprovado dribla discussão sobre redução da maioridade penal

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]