Até a próxima!

Por
19/9/17, 19h19 3 min Comente

Pode parecer estranho começar um texto de despedida pedindo desculpas, mas se tem algo que eu realmente prezo nessa vida é a sinceridade, principalmente a de um pedido de desculpas.

Desde que assumi o Manual do Usuário, em abril deste ano, um pouco para continuar a ter um espaço para escrever, um pouco para incentivar o Rodrigo Ghedin a abraçar uma oportunidade única, soube que seria difícil não apenas substituí-lo, mas também manter um blog que era o foco de alguém e que não teria como ser o meu.

Não por não querer me dedicar inteiramente ao blog, mas por não ter essa opção. As nossas realidades são bem diferentes e, desde o início, sabia que não poderia abandonar outros trabalhos para me dedicar inteiramente ao Manual do Usuário — ainda que meu sonho seja viver só do jornalismo de tecnologia.

Talvez isso não tenha ficado claro lá no início dessa nova gestão. Por isso, peço desculpas. Nesses seis meses em que estive à frente do blog, só consegui fazer a manutenção: posts como os de mochilas, mesas e ofertas do final de semana, a newsletter dos assinantes, o Guia Prático e um ou outro texto autoral. Contei com alguma ajuda do Leandro Souza (valeu, brother!) para isso, mas nem assim conseguimos encontrar um ritmo. Não é o que a comunidade merece, mas foi o que deu com os recursos de tempo e dinheiro que tínhamos — e aqui, de novo, desculpem a sinceridade.

Doeu, e muito, cada pedido por mais texto e cada assinante que deixou de contribuir. Tentei trazer novos colaboradores para atender a demanda, mas ser um blog independente que não aceita qualquer tipo de publicidade limita os investimentos. E longe de mim criticar; o que sempre gostei do Manual do Usuário é justamente o fato dele ser um espaço independente, não apenas no lado financeiro/comercial — o que, acreditem, já garante uma liberdade e tanto —, mas também no editorial.

Havia o entendimento, tanto para mim quanto para o Ghedin, que essa situação não era a ideal e que as coisas poderiam mudar eventualmente. Esse dia chegou: em outubro, o Manual do Usuário passará a ser um blog da Gazeta do Povo e voltará a ser tocado pelo Ghedin. Aliás, dúvidas, no guichê dele.

Já eu sigo a vida como editora do AndroidPIT (obrigada, Bruno Salutes, pela confiança) e, muito em breve, no Ada.vc, ao lado de duas mulheres que admiro muito e que criaram há alguns anos um site de tecnologia voltado para outras mulheres, Diana Assennato e Natasha Madov.

Nesse meio tempo, o Manual do Usuário entra em um breve hiato até que todos os trâmites da migração sejam finalizados. A única parte do site que não parará é o Guia Prático, nosso amado podcast, com a formação original, eu inclusa.

No mais, vida longa ao Manual do Usuário, que é mais do que um blog, é uma forma diferente de encarar a tecnologia, o jornalismo e o mercado como um todo. Ao Rodrigo Ghedin e a vocês, obrigada por tudo.

Desculpem qualquer coisa e até a próxima!

Eu no Galaxy Note 8. Foto: Emily Canto Nunes
Compartilhe: